Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Acusados de venda ilegal de ingressos da Copa 2014 começam a ser julgados

Começou nesta segunda-feira o julgamento dos acusados pela venda ilegal de ingressos durante a Copa do Mundo de 2014. O franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana e mais 10 pessoas são acusadas de revender os bilhetes com preços de até R$ 30 mil. Os suspeitos são julgados pelos crimes de venda ilegal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.


A denúncia partiu do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que investiga o caso desde o princípio e, em julho do ano passado, havia decretado a prisão preventiva dos acusados. No momento, nenhum dos 12 está preso.

O primeiro a depor ao juiz Marcello Rubioli, do juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, foi o delegado Fabio Baruque, responsável pela investigação que resultou na prisão de Raymond Whelan e Mohamadou Fofana no dia 1º de julho do ano passado. Baruque descreveu toda a investigação e o funcionamento da quadrilha.

A polícia do Rio de Janeiro apontou que Raymond Whelan, diretor da Match, a empresa da Fifa que comercializa os ingressos da Copa, cedia entradas que eram destinadas a patrocinadores para Fofana. O franco-argelino é acusado de manter uma rede de cambistas para revender esses bilhetes. Os envolvidos chegavam a faturar mais de R$ 1 milhão por jogo. 

Somadas as penas, os acusados podem pegar de 11 até 34 anos de prisão. Para o cambismo, a pena varia de um a dois anos de prisão. O crime de desvio de ingresso para venda irregular tem pena de dois a quatro anos de prisão. A pena varia de três a seis anos para organização criminosa. A corrupção ativa e a lavagem de dinheiro possuem a maior variação de tempo de prisão: vão de dois a 12 anos e três a 10 anos de detenção, respectivamente.

Relação de acusados:

- Mohamadou Lamine Fofana, "Lamine" 
- Alexandre da Silva Borges, "Xandy"
- Antonio Henrique de Paula Jorge, "Henrique", “Pará”, “Patrão” ou “Jogador” 
- Marcelo Pavão da Costa Carvalho, “Caju” 
- Sergio Antonio de Lima, Serginho"
- Julio Soares da Costa Filho
- Fernanda Carrione Paulucci
- Ernani Alves da Rocha Junior, "Junior" 
- Alexandre Marino Vieira
- Ozeas do Nascimento
- José Massih 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet