Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Atleta de MT é campeã com seleção feminina de vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou neste domingo, pela oitava vez, o título de campeã do Grand Prix de Vôlei. E a vitória veio no dia em que completou um ano da vitória do Brasil nas Olimpíadas de Pequim. E na manhã deste domingo, quando o Brasil venceu o Japão e venceu a competição, uma atleta mato-grossense estava em quadra: Ana Tiemi.


A seleção brasileira entrou em quadra neste domingo podendo até perder a partida para o Japão por 3 a 0 (a diferença de pontos ganhos e perdidos dos três sets não poderia ser superior a 23 pontos, caso contrário o título ficaria com a Rússia). Mas o Brasil entrou para vencer. E assim foi o desfecho da participação brasileira no Grand Prix feminino de vôlei, em Tóquio. Com uma campanha invicta, o time comandado por José Roberto Guimarães derrotou as japonesas por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/27, 25/19 e 25/19, após 1h50, e assegurou o octacampeonato.

O jogo

O saque foi decisivo no início primeiro set. Dos 16 primeiros pontos (9/7 a favor do Japão) nove foram definidos neste fundamento – sete para o Japão e dois para o Brasil. Na metade do set em diante, foi a vez de o bloqueio decidir. Primeiro, com Mari, que colocou o placar igual em 19 pontos. A aniversariante do dia também fez 21/20. Joycinha, que havia acabado de entrar, marcou 22/20. Em seguida, Joycinha e Fabiana bloquearam para fazer 23/20. O 24º ponto veio com Mari e o 25º em um bloqueio brasileiro para fechar o set em 25/21.

No segundo set, as duas equipes se revezaram à frente do marcador. O Japão tinha 8/7 no primeiro tempo técnico. Sassá colocou tudo igual. Em seguida, as japonesas desperdiçaram três finalizações seguidas: 11/8 para a seleção brasileira. A vantagem foi ampliada para 12/8 com um bloqueio. Os quatro pontos de diferença permaneceram até 14/10. Nesse momento, foi a vez de o saque japonês funcionar para colocar tudo igual em 15 pontos. O empate permaneceu até 25 pontos. Em uma finalização, as japonesas fizeram 26/25, e depois em um erro de ataque do Brasil, as anfitriãs fecharam o segundo set em 27/25.

Na primeira parada técnica do terceiro set, o Japão tinha 8/5. No segundo tempo técnico, a ponta era do Brasil: 16/12. O bloqueio e o saque de Thaísa funcionaram. Sheilla com suas finalizações indefensáveis também, e em um erro de saque do Japão, vitória brasileira por 25 a 19.

No quarto set, o Brasil começou arrasador: 6/0. As japonesas ainda esboçaram a reação e encostaram no placar. A vantagem brasileira de 10/4 caiu para 10/9. Mas o Brasil voltou a se impor para fechar o set e o jogo em 25/19.

Atleta de MT

Ana Tiemi é de Nova Mutum (264 quilômetros de Cuiabá) e tem 21 anos. A atleta mato-grossense Ana Tiemi foi convocada pelo técnico José Roberto Guimarães em abril deste ano para atuar na seleção brasileira feminina de vôlei. Foi a primeira vez que uma atleta do Estado recebeu a convocação para uma seleção principal de vôlei. Outros jogadores mato-grossenses já atuaram em seleções de base, mas nunca na seleção principal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet