Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Deodoro se divide entre sonho olímpico e realidade de subúrbio

O bairro de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, não teve o mesmo destaque da Zona Sul na campanha da cidade para ser sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.


Mas, com a realização da Olimpíada no Brasil, este subúrbio de classe baixa e infraestrutura precária será um dos pontos centrais de um dos maiores eventos do esporte mundial.

De acordo com o projeto Rio 2016, Deodoro será a segunda principal sede dos Jogos Olímpicos. "Deodoro sediará, como já sediou nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o tiro esportivo, o hipismo e o pentatlo moderno", diz José Roberto Gnecco, assessor do Ministério dos Esportes.

"Sediará também esgrima, as eliminatórias de hóquei sobre a grama e de tiro com arco e as competições de esportes radicais", acrescenta Gnecco.

Toda a infraestrutura esportiva da região se deve a presença maciça - desde os tempos do Império - de diversos quartéis e centros de treinamento das Forças Armadas. Exatamente por isso, Deodoro é sede das modalidades olímpicas que mais tem relação com os esportes praticados por militares.

Contraste

Nas instalações militares de Deodoro, também são treinados jovens da região com potencial de se tornarem atletas de alto nível, mas que tem dificuldades bem maiores para encontrar apoio do outro lado dos muros destes centros de excelência.

O nadador William Muniz, de 16 anos, está entre aqueles que sonham em participar de uma Olímpiada, principalmente no Brasil, mas diz que não é fácil ser esportista morando em um subúrbio carioca.

"Tem escolas que dão apoio para os esportes, mas a minha é estadual e não investe nada", diz o jovem. "Tanto que eu sou o único atleta da escola."

Todos os moradores de Deodoro com os quais a BBC Brasil conversou disseram que gostariam de ver a Olimpíada no Rio de Janeiro, mas também pediram mais atenção aos problemas da comunidade onde os Jogos serão realizados.

"É bom e não é", diz a comerciante Adriana Tourinho. "Por um lado, acho que o Brasil merece, sim, ter uma Olimpíada, mas a gente precisa de tanta coisa aqui em Deodoro para eles ficarem gastando dinheiro com isso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet