Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

orgulho cuiabano

Equipe de Cuiabá estréia nesta quinta na Superliga Nacional de Vôlei

Depois de décadas sem um representante em uma categoria de elite do esporte coletivo brasileiro, os cuiabanos poderão acompanhar a estréia do Cuiabá Vôlei Clube na Superliga Nacional de Vôlei, considerada uma das mais fortes competições do esporte no mundo, na quinta-feira (3) às 20h30, no ginásio Aecim Tocantins, contra a Lupo Náutico de Araraquara.


Para se ter uma ideia da força da Superliga, são 17 equipes brasileiras com jogadores de mais alto nível da categoria. Pelo menos 55 campeões olímpicos disputam o torneio, que ainda conta com a participação de 90% dos jogadores da atual seleção brasileira de vôlei.

Dois dias depois do jogo de estreia, no sábado (5), é a vez de Cuiabá enfrentar o Vôlei Futuro, também de Araraquara, no mesmo local e horário. A expectativa é de que a população cuiabana lote o Aecim Tocantins nos dois jogos, apoiando a equipe cuiabana em sua primeira temporada na Superliga.

Cuiabá Vôlei Clube também já tem marcado o seu primeiro jogo contra uma das principais equipes da competição. A equipe vai o time de Giba, atacante da seleção brasileira, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. A partida vai ser realizada em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal Spor TV, às 21h, horário de Brasília (20h em Cuiabá).

Com a participação já garantida na Superliga, o secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Aurélio Augusto, comemora a façanha cuiabana que, com um projeto inovador, conseguiu um convite para disputar a competição. “Agora nós podemos falar com toda a certeza, Cuiabá tem uma equipe na maior competição do vôlei nacional”. Conforme conta o secretário, o caminho até chegar a essa condição foi trilhado com muito trabalho.

“Estamos no maior circuito mundial de vôlei graças à confiança da Prefeitura de Cuiabá, e aos patrocinadores, que são: Fundação Vida Cristã (Funvic), UpTime, Iuni Educacional, Unimed Cuiaba e Rádio Jovem Pan, e ao projeto que nós construímos, que vai muito além da disputa da Superliga. Nosso projeto tem como topo a equipe do Cuiabá Vôlei Clube, mas nós estamos pensando na formação de atletas para um futuro bem próximo, que são as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Pensando nisso que nós criamos também a Associação Cuiabana de Voleibol (ACV), da qual eu sou o presidente”, explica.

Aurélio conta que a primeira proposta era montar um time repleto de estrelas do vôlei nacional, o que teria um custo muito alto. Essa ideia foi adequada à intenção de se formar um projeto olímpico na capital, dando oportunidade à novas revelações, não só de Mato Grosso como do país inteiro. “Foi exatamente isso que nós fizemos. Montamos uma equipe que tem 18 jogadores de todos os cantos do país, com média de idade de 18 anos. São jovens promissores que serão acompanhados por dois jogadores experientes e um treinador acostumado a revelar grandes talentos”, garante Augusto.

Acostumado a ganhar

Para comandar os jovens jogadores, foi contratado um dos mais experientes e vencedores treinadores de todos os tempos da Superliga, João Marcondes, três vezes campeão pelo Suzano e sete vezes vice-campeão. “Um técnico que revelou Giba, Giovanne, Murilo, Rodrigão e outros jogadores que já defenderam a nossa seleção. Um trabalho que será desenvolvido aqui também”, pontuou Aurélio Augusto.

Projeto social

O presidente da ACV enfatiza que a equipe principal vai ser uma vitrine para a verdadeira base do projeto, que é desenvolver ações sociais através do esporte. “Para alcançar esse objetivo nós vamos iniciar o programa Cuiabá Social Clube, por meio do qual pretendemos instalar várias escolas de vôlei e outros esportes nos bairros carentes da cidade“, observa o secretário de Esportes e Cidadania.

As informações são da PMC e do jornalista Raoni Ricci.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet