Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Esportes

Seminudez vira desafio para nadadores mais jovens

Para uma geração inteira da natação, competir com o corpo exposto, apenas da bermuda ou da sunga, será uma novidade.


Nadadores como Cesar Cielo, que tem 22 anos, eram adolescentes quando surgiram os primeiros maiôs que cobrem todo o corpo --os chamados "fast skin", no ano 2000.

Cresceram competindo com essas vestimentas e se adaptaram à realidade dos trajes emborrachados.

"A diferença não será tão grande [a partir de 2010]. Mas vamos precisar de um período de adaptação para perceber melhor o corpo na água", disse Felipe França, vice-campeão mundial dos 50 m peito.

Com os trajes de borracha, os nadadores também têm o corpo "moldado", fazendo com que ele se movimente de maneira mais correta. Alguns treinadores creem que o fim desses maiôs irá obrigar os atletas a cuidarem ainda mais da forma física.

"Teremos de ter mais atenção ao percentual de gordura, pois isso ajuda na flutuabilidade", disse Fernando Vanzella, do Minas, técnico de Thiago Pereira e Joanna Maranhão.

A nadadora, aliás, é uma das exceções da nova geração. Quando atingiu o melhor resultado da sua carreira, a final na Olimpíada de Atenas, em 2004, ela estava sem maiô tecnológico.

Vanzella já pediu que seus atletas não joguem os trajes tecnológicos fora. Acredita que eles possam ser usados como ferramentas de treino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet