Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Universo e Minas abrem a sétima rodada da NBB

Nesta sexta-feira, Universo/BRB/Financeira Brasília e Pitágoras/Minas abrem a sétima rodada do returno do NBB. A partida terá transmissão ao vivo pelo Sportv, às 19h. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa e Spalding.


O Universo continua na liderança absoluta da competição, com 16 vitórias em 19 partidas. A equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira pretende manter o ritmo de jogo, que vem sendo determinante para o sucesso do time. "Temos que repetir o que fizemos nas vitórias sobre Assis e Bauru (rodadas 05 e 06, respectivamente), pois o time conseguiu um rendimento muito bom, com marcação forte e saídas rápidas e certeiras para o ataque, isso desde o início", comentou o ala/pivô Guilherme Giovanonni.

Para o Minas, uma vitória diante do líder do NBB seria importante para que a equipe continue dentro do G4, grupo dos quatro primeiros colocados que classificam automaticamente para as quartas-de-final da competição. "É um passo importante na classificação desse campeonato, que é muito disputado", analisou o técnico Flávio Davis.

Outro jogo que envolve duas equipes com chances de ficar no G4 será realizado em São Paulo. O Pinheiros/SKY recebe o Flamengo, às 20h. O time paulista vem crescendo de produção no NBB e, atualmente, está na quinta colocação, com 11 vitórias e oito derrotas. O rubro-negro, segundo colocado, venceu apenas três jogos a mais.

Além do clássico entre paulistas e cariocas, outro grande foco desta partida estará no ala do Flamengo, Marcelinho, que na última rodada, diante do São José/Unimed Vinac, marcou 63 pontos, sendo 16 arremessos certos de 3 pontos. "Foi realmente uma pontuação rara de acontecer. Nós sabemos do potencial do Marcelinho e temos consciência de que precisamos ter atenção com ele na defesa. Mas isso não vai mudar nossa postura em relação à isso", afirmou o treinador do Pinheiros, Cláudio Mortari.

O ala do Flamengo sabe, no entanto, que a partida diante do Pinheiros não será uma missão fácil. "Eles vêm crescendo no campeonato e têm um time muito equilibrado, com bom banco, e que joga bem em casa. Temos que fazer uma defesa forte, sem dar espaços, pois eles jogam em velocidade e tem bons chutadores de longa distância", disse Marcelinho.


Reedição da final paulista

Nesta rodada, Paulistano/Amil e São José/Unimed/Vinac se enfrentam pela primeira vez após a decisão do Campeonato Paulista, em que o time do interior de São Paulo conquistou o título. As duas equipes não vivem o mesmo momento no NBB que viveram na final estadual e tentam a recuperação na classificação. "Apesar de termos sido finalistas do estadual, as duas equipes não vêm bem no NBB. Acho que muito pelo fato de ter que disputar as duas competições ao mesmo tempo. Tenho certeza que será uma partida equilibrada, assim como foi a série final do Paulista", afirmou o técnico do São José, Régis Marrelli.

Os joseenses estão na sétima posição na tabela, com oito vitórias em 18 jogos. E o Paulistano, por outro lado, está na penúltima colocação no campeonato, com uma campanha de seis vitórias e treze derrotas. Uma vitória é fundamental para a sequência do NBB. "É uma ocasião especial, devido àquela decisão. As duas equipes, principalmente a nossa, fazem uma campanha irregular no NBB. Por isso, o jogo é fundamental para ambos os times se reerguerem", afirmou o técnico do Paulistano, João Marcelo.

Ainda no estado de São Paulo, outros quatro jogos serão disputados. O Vivo/Franca, terceiro colocado no NBB, tenta manter a invencibilidade de quatro partidas diante do Campos do Conde/Sercomtel/Londrina. Os paranaenses vêm de uma vitória importante diante do Paulistano na última rodada, mas ainda ocupam a 12ª posição na tabela. "Todo o jogo é considerado uma decisão de campeonato para a gente. E, agora, teremos várias decisões de campeonato pela frente", disse o técnico Ênio Vecchi.

O Palmeiras/Lupo/Araraquara enfrenta o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, que tenta voltar a vencer no NBB após quatro derrotas consecutivas. O time de Santa Catarina já esteve na segunda colocação do campeonato, mas no momento, a equipe aparece na sexta posição, com uma campanha de dez vitórias e oito derrotas.

Duas vitórias atrás do Joinville está o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, que nesta sexta-feira, enfrenta o Assis Basket. O time capixaba terá um grande reforço para esta partida, o retorno do ala/armador Felipinho, afastado das quadras por cerca de 10 meses devido à uma lesão no joelho. O jogador foi o segundo cestinha da equipe na temporada passada, com média de 14,7 pontos por jogo.

Fechando a rodada, o outro time do Espírito Santo, o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha, joga diante do GRSA/Itabom/Bauru, tentando escapar da última colocação no campeonato. O Bauru, por outro lado, tem a intenção de continuar subindo na tabela de classificação. No final de 2009, a equipe do interior paulista era a última colocada e, hoje, aparece na nona posição, com sete vitórias em 18 jogos.



Confira os jogos da sétima rodada do returno do NBB:

11/03 (sexta-feira)
19h15 - Universo/BRB/Financeira Brasília x Pitágoras/Minas
20h - GRSA/Itabom/Bauru x Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
20h - Assis Basket x Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
20h - Vivo/Franca x Campos do Conde/Sercomtel/Londrina
20h - Palmeiras/Lupo/Araraquara x Ciser/Araldite/Univille/Joinville
20h - Pinheiros/SKY x Flamengo
20h - Paulistano/Amil x São José/Unimed/Vinac

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet