Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Cuiabá garante permanência na Super Liga Nacional de Vôlei contra o Santo André/SP

O Cuiabá Vôlei Clube venceu de virada o Santo Andre/SP, por 3 sets a 2, em jogo válido pela Super Liga Nacional de Vôlei. A partida foi disputada ontem (01-01) à noite, no ginásio poliesportivo da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Com o resultado, o time da Capital garante permanência na Super Liga para o próximo ano.


“Começamos apáticos no jogo, mas a partir do terceiro set imprimimos nosso ritmo e vencemos a partida. Foi um sufoco, mas valeu a garra”, analisou o atacante do Cuiabá Luiz Fernando.

“Aqui (Cuiabá) é muito quente. Iniciamos bem a partida, mas não conseguimos manter o ritmo e deixamos o adversário crescer. O suor que deixou a quadra escorregadia e o barulho da torcida foram outros fatores para a derrota desta noite”, lamentou o jogador do Santo André, Alexander Marczewski.

João Marcondes, técnico do Cuiabá, acredita que o emocional foi o fator crucial para a vitória da equipe. “Às vezes o vôlei funciona como uma peça de teatro; tem momentos que você expressa à raiva para os jogadores, e em outros a paz. Penso que esse jogo de emoções acordou a equipe e nos levou a vitória”.

O Cuiabá Vôlei Clube foi criado pela prefeitura da Capital, sob o comando da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania (Smec). A equipe faz parte de um projeto de prevenção social que visa fomentar o esporte nas escolas e afastar da marginalidade crianças e adolescentes dos bairros periféricos da cidade.

O jogo –

A partida literalmente foi um teste para cardíaco. O Santo André começou melhor, encaixando os ataques e ditando o ritmo de jogo.

As equipes no 1° set se estudaram muito, o que deixou o jogo cadenciado e sem grandes emoções. O Cuiabá não se encontrava dentre de quadra; houve muitos erros de recepção e ataque. Desse modo, o Santo André, jogando rápido pelas pontas e pelo meio, fechou o primeiro set com certa facilidade, por 25 a 20.

Já no 2° set o Cuiabá voltou mais ligado e jogo ganhou em equilíbrio. O time da Capital chegou a fazer cinco pontos de vantagens, ficando na frente do placar durante alguns pontos. Mas o time, sem explicação, perde o gás e começa a errar muitos saques nos pontos decisivos. A equipe paulista aproveita a instabilidade dos cuiabanos e ganha a parcial por 26 a 24.

O 3° set foi o mais equilibrado. Depois do choque emocional do técnico Marcondes, o Cuiabá concerta os erros de passe e o saque fica mais eficiente. O 24° ponto do Cuiabá foi o mais dramático. Depois de um rally de quase um minuto e meio o ataque do São André para no bloqueio duplo da defesa do Cuiabá, o que faz a torcida explodir de alegria no ginásio da UFMT. O 25° ponto do Cuiabá aconteceu depois de uma jogada rápida pela ponta que não deu chances para o bloqueio adversário. O set então termina em 25 a 23.

No 4° set, com o constante apoio da torcida que não parava de cantar e gritar, Cuiabá volta ainda mais vibrante e não dá nenhuma chance para os paulistas. A equipe domina o set do início ao fim, mantendo- se sempre à frente no placar. Com ótima recepção, concentração e eficiência no saque, os cuiabanos fecham o 4° set por 25 a 21.

No set desempate (5°), mais conhecido como tie-break, o equilíbrio foi total. Nenhuma equipe conseguiu abrir vantagem no placar. O jogo era disputado ponto a ponto; com Cuiabá e Santo Andre se revezando na frente do placar.

Último ponto. A platéia roe as unhas e os olhos não deixam escapar nenhum lance, é a bola do jogo. Cuiabá saca. Santo André defende e armar o ataque. A bola chega redonda nas mãos do levantador, que ajeita para a cortada do meia de rede. Cuiabá defende. A torcida grita. O contra-ataque é armado. A torcida fica muda. O levantador joga a bola na ponta. Ela vai viajando e o ginásio inteiro fica de pé. O atacante salta e crava a bola no fundo da quadra adversária. É ponto de Cuiabá. É o ponto da vitória. A equipe fecha o jogo em 18 a 16.

Garantido na Super Liga, o Cuiabá Vôlei Clube agora cumpre tabela em partida contra a Ubra/São Caetano. O jogo é neste sábado (05-04), às 11h, também no ginásio da UFMT.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet