Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MATO gROSSO

Aumento de queimadas antecipa período proibitivo

Aumento de queimadas antecipa período proibitivo
O aumento dos focos de calor este ano antecipou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, que estava previsto iniciar a partir do dia 15 deste mês. Conforme o Diário Oficial do Estado, que circula hoje, a proibição começou nesta quinta-feira (8) e se segue até o dia 15 de setembro.


O Governo ressalta que a antecipação do período de restrição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas é uma atitude de precaução com a execução do Plano de Ações para Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado.

Também aponta que nos meses de abril, maio e junho houve aumento da incidência de focos de calor, cuja tendência é de se agravar nos meses mais críticos do período de estiagem (julho, agosto, setembro), favorecendo as ocorrências severas de queimadas e incêndios florestais, o que coloca em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança da população.

Destaca ainda a baixa umidade do ar e a falta de previsão de chuvas para as próximas semanas como pontos determinantes para a mudança. Além de agredir o meio ambiente e a saúde da população, a queimada não autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) durante o período proibitivo é crime, passivo de multa e até prisão dos infratores.

Na zona rural só pode ser colocado fogo se houver uma autorização expedida pela Sema, que deve ser solicitada mediante a apresentação de vários documentos e um plano de queimada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet