Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

pasto e floresta

Incêndio de 4 dias já queimou cerca de mil hectares

Incêndio de 4 dias já queimou cerca de mil hectares
Até esta terça-feira (3), um incêndio, que já dura quatro dias, queimou aproximadamente um mil hectares de pastagem e floresta na Gleba Mercedes 5, na zona rural de Sinop, causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e também financeiros a proprietários de áreas na região. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues, o fogo está totalmente sem controle.


Isso porque a pastagem está seca, bem como a vegetação rasteira da floresta, e venta muito no norte do Estado. Assim, mesmo com aceiros – ruas feitas com tratores na lateral do pasto -para tentar impedir o avanço das chamas, labaredas “pulam” de um lote para o outro, queimando o que encontra pela frente.

E a situação pode piorar. Caso o município não recebe ajuda urgente da Defesa Civil, o incêndio pode “lamber” quase 15 mil hectares. “A situação é crítica e o fogo pode atingir mais de 14 mil hectares. Nesse momento estamos enviando combustível para fazendeiros fazerem aceiros com tratores e enviando pedido de ajuda à Defesa Civil”, explicou Rogério Rodrigues, em entrevista à TV Centro América.

O fogo começou no lote de José Ferreira de Almeida, 47 anos, que foi preso em flagrante, no domingo (1), por queimada ilegal. Conforme o secretário de Meio Ambiente, o acusado pode pegar de três a seis anos reclusão e multa, conforme o artigo 250, parágrafo 1º e inciso II do Código Penal.

Criada em 1997 e com uma área de aproximadamente 38 mil hectares, o Projeto de Assentamento Weslei Manoel dos Santos- a Gleba Mercedes - é fonte de sustento para cerca de 500 famílias que sobrevivem economicamente da agricultura familiar. Para subsistência, trabalham na produção de mandioca, milho, pecuária leiteira, criação de galinhas, caprinos, frutas e hortaliças, tudo em pequena escala para consumo próprio ou venda em feiras de Sinop.

Atualmente, a Gleba possui 39% de solo exposto, 22% de floresta, 21% de pastagem e 18% de juquira. Desse total, 9% são Áreas de Preservação Permanente (APP) que foram degradadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet