Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

praças

Madeiras ilegais apreendidas em MT são destinadas às ações sociais no Estado

Madeiras ilegais apreendidas em MT são destinadas às ações sociais no Estado
As praças de Arenápolis (a 250 km a Médio-Norte de Cuiabá) ganharam um colorido especial. Estão de cara nova com a construção de playground´s. As famílias agora têm lugar garantido para a recreação das crianças com a opção de diversos brinquedos. As praças da Independência e a Sete de Setembro contam com total infraestrutura e segurança para os pequenos se divertirem.


De acordo com o prefeito Farid Tenório a construção dos playground´s foi feita com madeira doada pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional e do Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq). Farid ressalta que o MT Regional é imprescindível no fortalecimento das cadeias produtivas. “Só para se ter uma ideia, além dos playground´s, as madeiras doadas também foram usadas na confecção de 102 caixas de abelhas que estão sendo entregues aos produtores rurais em prol do fortalecimento da apicultura no Estado”, ressalta o prefeito.

O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos e do MT Regional, Renaldo Loffi, explica que as madeiras ilegais apreendidas pela fiscalização nas barreiras policiais são conduzidas para o Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e após a liberação da justiça são destinadas às ações sociais. O Governo do Estado, através do MT Regional realiza uma triagem para dar a destinação correta a essas madeiras. As prefeituras, por meio dos Consórcios Intermunicipais solicitam a matéria-prima para construção de pontes, playground´s, reconstrução de casas, urbanização do município, móveis escolares e afins. “Quando temos a madeira disponível obedecemos uma ordem cronológica de demandas. Fazemos uma triagem e após a doação da madeira acompanhamos a obra solicitada para ver se realmente foi realizada”, destaca Loffi.

O Governo do Estado realiza um trabalho de ação social com as madeiras ilegais aprendidas. As doações já ajudaram na construção de casas em Marcelândia, após o incêndio destruiu mais de 100 casas, lojas e madeireiras no Distrito Industrial e na enchente que ocorreu no Estado de Santa Catarina em 2008, que atingiu de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas. De acordo com dados do Imeq nesses três anos e meio foram apreendidas 23 mil metros cúbicos de madeiras ilegais e foram doadas sete mil metros cúbicos, o restante aguarda liberação judicial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet