Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

fase

CIPEM passa a compor o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

CIPEM passa a compor o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM passa a fazer parte das instituições que compõe o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, criado pelo Poder Executivo no ano passado.


Inicialmente, o fórum estabeleceu duas câmaras temáticas para seus trabalhos. A primeira câmara elaborou a Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de Mato Grosso, que está em fase de apreciação na Procuradoria Geral do Estado, para posterior encaminhamento à Assembléia Legislativa. O documento é reflexo de uma construção coletiva que reúne diversas entidades, entre elas, membros da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de ONG´s e entidades de classe.

A segunda câmara, intitulada Câmara Temática de Mitigação, criou um Grupo de Trabalho - GT, que ficou responsável pela discussão e sistematização de um programa de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Manutenção e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal) para Mato Grosso.
O CIPEM tem participado deste grupo desde seu início, em março deste ano, que vem elaborando o arcabouço legal do REDD+. A proposta, que integra a Política Nacional de Mudanças Climáticas, busca cumprir prioritariamente, as metas do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento do Mato Grosso. Além disto, salvaguardar institucionalmente a integridade do mecanismo de REDD no estado, as questões sociais que o envolvem e, ainda criar uma Certificação de REDD em Mato Grosso.

Segundo Laurent Micol, coordenador do GT e coordenador executivo do ICV, o estado tem o desafio de aliar desenvolvimento e ampliação de produção sem gerar o desmatamento. E, com a sistematização dos mecanismos do Redd, “Mato Grosso, será possivelmente, o primeiro dos estados amazônicos a oferecer uma solução concreta, um instrumental de REDD”.

Para o diretor executivo do CIPEM, Álvaro Leite, “a participação no Fórum é de suma importância, já que nele, discutimos temas como o desmatamento evitado, as mudanças climáticas, os mecanismos para a implementação e sistematização do Redd, entre outros, que estão ligados diretamente ao setor de base florestal e sua luta institucional por uma produção sustentável”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet