Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Horta pedagógica do Projeto Poço de Carbono é apresentada em Seminário de Educação em Cuiabá

O projeto da horta pedagógica Mandala, desenvolvido por professores e alunos da Escola Estadual Dom Aquino Correa, no município de Juruena, foi apresentado hoje (23) em Cuiabá (MT) durante o 18º Seminário Educação (SEMIEDU), na Universidade Federal de Mato Grosso. A horta, que foi implantada no início do semestre, conquistou os alunos do ensino fundamental e médio, além de servir como um instrumento a mais para os professores trabalharem conteúdos de formação em sala de aula.


Com o apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, a horta pedagógica serviu também para que conteúdos extracurriculares também fossem abordados, como o controle biológico, uso de fertilizantes, compostagem e uso de plantas medicinais. Esse esforço já havia sido reconhecido durante o VI Encontro da Rede Mato-grosssense de Educação Ambiental (REMTEA), realizado em outubro também na UFMT.

A educadora Kelly Cristina Polete, uma das responsáveis no projeto da horta na Escola Dom Aquino, explicou que a exposição do trabalho da horta nesse tipo de evento é importante para ajudar a divulgar a idéia, que é bastante simples de ser replicada. “As pessoas vêem, perguntam, querem saber como uma horta pode ser uma ferramenta importante no que se refere à Educação Ambiental”, conta. “Essa descoberta da horta como ferramenta pedagógica tem instigado os visitantes pelos múltiplos usos que ela oferece”, complementa.

De acordo com Kelly, o reconhecimento do projeto ultrapassa o nível acadêmico, pois ela percebe que os alunos do ensino fundamental e médio da escola divulgam as experiências no blog da escola (http://escoladomaquinocorrea.blogspot.com) bem como postam fotos e comentários no Orkut e outras ferramentas da web. “A partir do momento que a horta caiu na internet, os alunos acessam, comentam com os amigos e se sentem engrandecidos por estarem participando de um projeto como esse”, finaliza.

Além da Escola Estadual Dom Aquino Correa, o projeto Poço de Carbono Juruena apóia hortas de outras três escolas do município além de desenvolver outras ações de Educação Ambiental, colaborando na realização de feiras de ciências e divulgando de spots temáticos de rádio , entre outras ações. O objetivo central do Poço de Carbono Juruena é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. O projeto é desenvolvido com mais de 190 agricultores, envolvendo uma área de 660 hectares com Sistemas Agroflorestais - SAFs e 7.000 hectares de área onde o desmatamento será evitado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet