Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Gestão de bacia hidrográfica é tema de curso do MMA

Até a próxima sexta-feira (3), técnicos e profissionais de diferentes instituições públicas e das integradas à Conferência de Diretores Iberoamericanos de Água (Codia) estarão reunidos no Prédio da Finatec, em Brasília, no curso "Criação e atuação de organismos de bacia no planejamento e na gestão de bacias hidrográficas".


Durante a abertura dos trabalhos na segunda-feira (29), o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Silvano Costa, disse que esta é uma excelente oportunidade para trocar experiências e adquirir conhecimento. "A bacia hidrográfica é uma unidade territorial de planejamento e o fortalecimento das competências permite planejar melhor as ações nos âmbitos regional e local, visando também avanços na Gestão Integrada de Recursos Hídricos", destacou.

O curso é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), em parceria com a Codia e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), e visa contribuir para o desenvolvimento de metodologias que orientem a Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), o fortalecimento da capacidade institucional, a atualização de conhecimentos e a promoção da troca de experiências.

Segundo a consultora de apoio aos projetos de Mudanças Climáticas e Águas do Pnuma, Cecília Guerra, a gestão dentro das bacias hidrográficas e o apoio às iniciativas que reduzam o impacto da contaminação, em especial nas áreas costeiras e marítimas, são prioridades.

"A formação de redes de colaboração dentro dos países da América Latina contribui para o intercâmbio de informações e ajuda no fortalecimento das instituições responsáveis pela tomada de decisão", disse Cecília, explicando que o compromisso do Pnuma com os governos é para criar capacidades na gestão ambiental, visando a melhoria da qualidade dos recursos hídricos e de vida da sociedade.

Da programação constam os conceitos e modelos de GIRH; a participação representativa na elaboração de políticas públicas; descentralização; tipos de organismos de bacia, mecanismos de participação, fontes de financiamento e ferramentas de gestão; exposição e discussão de estudos de caso iberoamericanos; e informação geral sobre recursos hídricos geradas pelo Sistema das Nações Unidas (UN-Water) e Pnuma.

Além de técnicos do MMA, o curso conta com a presença de participantes e palestrantes de 17 países da Iberoamérica, e é parte do Programa de Formação em Matéria de Água, no âmbito da Codia, para capacitação de gestores que trabalham com temas relativos à gestão de recursos hídricos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet