Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Fazendeiro denuncia a Prefeitura por crime ambiental

Foto: Reprodução

Sem aterro funcionando, lixo é jogado na saída da cidade

Sem aterro funcionando, lixo é jogado na saída da cidade

Um fazendeiro revoltado com o lixão que se formou perto de sua propriedade resolveu ingressar na Justiça contra a Prefeitura de Torixoréu (distante 577 quilômetros de Cuiabá). A queixa-crime foi protocolizada na 3ª Vara Cível de Barra do Garças pelo produtor rural Valdevino José Alves, dia 25 de novembro. Ele apresentou um relato com várias fotos mostrando o lixão acumulado de forma irregular causando mau cheiro e riscos de doenças.


O lixão fica na rodovia MT-100, na saída de Torixoréu para Ribeirãozinho. A ação movida pede reparação de danos materiais a área degradada e remoção do serviço da prefeitura de jogar lixo naquele lugar. Segundo o produtor, ele esteve com o prefeito da cidade, Máximo Barriga (PSB), recentemente buscando uma saída para o problema que se arrasta desde a época do ex-prefeito João Sá e Barriga não teria dado muito esperança de resolver a situação.

A denúncia fala que até mesmo lixo hospitalar foi encontrado nos detritos que seguidamente botam fogo piorando mais ainda a situação. A mesma reclamação foi encaminhada inúmeras vezes para Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), na Polícia Civil e no Ministério Público.

Em decorrência do lixão, Valdevino alega que ele e sua família não estão podendo usufruir da propriedade por causa da concentração de ratos, moscas e outros insetos. Hoje apenas um funcionário permanece cuidando da propriedade que a família teve que abandonar por causa do mau cheiro do lixão.

A cidade de Torixoréu tem um projeto do aterro sanitário paralisado porque estava sendo construído ao lado do aeroporto e foi proibido pelo risco de acidentes aéreos com urubus que poderiam entrar nas turbinas dos aviões. 

O prefeito de Torixoréu, Máximo Barriga (PSB) disse ao site Olhar Direto que a prefeitura tem um projeto para regularizar a questão do lixo, mas segundo ele depende de algumas licenças ambientais da Sema. Sobre a questão do aterro sanitário, o prefeito defende-se que é um problema antigo que ainda não há solução pela proximidade do aeroporto. 

As fotos cedidas pelo produtor rural mostra a situação do lixão denunciado em Torixoréu.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet