Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Presidente da CNA: produtores "não querem desmatar"

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) passará esta semana da 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16) tentando convencer os participantes do encontro de que os produtores rurais brasileiros não são contra o meio ambiente. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (6), o assunto foi ressaltado na fala da senadora.


"Não estamos buscando um desastre ecológico. Estamos buscando plantar sem desmatar, sem derrubar uma árvore sequer", ressaltou a senadora. "Estaremos todos os dias à disposição para falar sobre o código florestal no sentido de trazer para todos a tranquilidade de que não tem desmatamento na pauta. A pauta hoje é regularizar as terras e findar com o período de modificações da lei".

A presidente da CNA defendeu a legalização das propriedades que, em sua opinião, teriam sido prejudicadas por mudanças nas regras que passaram a exigir reserva florestal. Na região da Amazônia, por exemplo, a reserva legal deve cobrir 80% das terras, nos demais biomas, a área de preservação deve ser de cerca de 20%.

"Não achamos direito eliminar do Brasil 20% de área plantada. Não estamos em condição de fazer isso, quando mais de 20 milhões de pessoas passam fome no mundo", disse. "Queremos apenas passar uma régua em tudo isso, legalizar essas áreas que não cometeram nenhum crime, mas foram criminalizadas posteriormente com a mudança da lei".

Crítica
Também presente à COP-16, o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PT), eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro - e que deverá comandar a pasta de meio ambiente do Estado - lembrou que a anistia defendida pela senadora foi descartada pela presidente eleita Dilma Rousseff ainda no período de disputa eleitoral. "Por conta disso, não vejo que essas teses (defendidas pelos produtores) prosperem".

Em sua proposta para o meio ambiente, Dilma incluiu o compromisso de "vetar iniciativas que impliquem em anistia aos desmatadores ou redução das áreas de reserva legal e preservação permanente". O Código Florestal está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet