Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Na COP-16, Serys se diz otimista com acordo mundial para o clima

A senadora Serys Slhessarenko (PT) disse que está otimista quanto à possibilidade de um acordo mundial para a questão do clima e redução do aquecimento global, a ser extraído da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que acontece em Cancun, no México. A senadora disse que tem participado de diversas mesas redondas, debates e palestras. “Vamos tirar conclusões positivas e, quem sabe, um acordo mundial favorável a contenção dos danos do aquecimento global no planeta" – ela disse.


Serys tem dito a seus interlocutores no evento que é necessário que todos os países do mundo debrucem sobre a questão e sobre o desafio relacionado a conservação da diversidade biológica, com uma postura ativa e construtiva, fortalecendo a cooperação internacional. A senadora de Mato Grosso coordena o grupo de parlamentares brasileiros, formado por Cícero Lucena (PSDB-PB), o deputado federal e senador eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o deputado federal, Valadares Filho (PSB-SE) e a deputada federal eleita, Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Pelo twitter, Serys transmitiu parte do discurso do presidente do México, Felipe Calderon, na tarde de terça-feira, dia 8. "É falso o dilema entre desenvolvimento econômico e combate ao aquecimento global. Temos que priorizar o meio ambiente" - disse o presidente.

Serys, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e muitos empresários e políticos do mundo todo ouviram o Presidente Calderón em um dos eventos paralelos da COP-16, o Green Solutions. Ele defendeu que as tecnologias ecologicamente amigáveis podem ajudar a reduzir as desigualdades e atingir a base da "pirâmide social".

O Green Solutions é um fórum para empresas trocarem experiências sobre como atenuar o impacto de suas atividades nas mudanças climáticas. O presidente mexicano também pediu a aprovação do Mecanismo de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd), sistema que define preços para manter a floresta em pé e que interessa ao Brasil como alternativa para financiar a redução de emissões. Segundo Calderón, o Redd tem tudo para ser aprovado na COP-16.

A ministra lidera a delegação brasileira na reunião. "Tenho a mesma sensação que tinha durante o processo de Nagoya, e tivemos resultados", disse Izabella, referindo-se à negociação sobre biodiversidade ocorrida na cidade japonesa em outubro, quando surpreendentemente foi aprovado um pacote de medidas para frear a destruição da variedade de espécies, incluindo um protocolo internacional de regras sobre o uso de recursos genéticos.

Mais de 190 países se reúnem em Cancun, México, para tentar prosseguir e melhorar a luta mundial contra o aquecimento a partir de 2012. Dando continuidade à Conferência de Copenhague (COP-15), que terminou com a adoção de um texto não vinculante limitando a elevação da temperatura do planeta a 2°C, sem detalhar a forma de fazê-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet