Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

benefício

Instituto Ação Verde homenageia empresas e comunidades e lança projetos para 2011

“Exemplo de ação concreta e inédita no país. Mais que um benefício à sociedade, vemos a preocupação direta com o meio ambiente e o quanto isso pode transformar vidas”. Essa é a avaliação do presidente do Instituto Ação Verde e da Federação da Agricultura...

“Exemplo de ação concreta e inédita no país. Mais que um benefício à sociedade, vemos a preocupação direta com o meio ambiente e o quanto isso pode transformar vidas”. Essa é a avaliação do presidente do Instituto Ação Verde e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Rui Ottoni Prado, sobre a certificação de empresas ambientalmente responsáveis e o pagamento a comunidades ribeirinhas pelo serviço ambiental de neutralização das emissões de carbono emitidas por essas empresas.


As homenagens ocorreram na noite desta quarta-feira (16), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), durante o evento ‘2011 com muito mais Ação’, promovido pelo Instituto.

Além da entrega do Selo ‘Floresta Viva - Carbono Neutro' às sete empresas de Mato Grosso - Unimed Cuiabá, Gráfica Atalaia, Plastibrás, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Fiemt, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), foi feita a entrega do cheque no valor de R$ 25.925,46 aos representantes das quatro comunidades ribeirinhas: Barranco Alto I e II, Santa Clara e São José - localizadas em Santo Antônio do Leverger - pelo trabalho de recuperação e preservação ambiental.

A programação do evento também contou com as assinaturas de parceria entre o Instituto Ação Verde e a Eletrobrás, a Agecopa, e o lançamento da Plataforma de Negócios de Bens e Serviços Ambientais (PNBSA).

De acordo com o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o projeto Verde Rio – responsável pelas ações centrais do Instituto, já representa um marco histórico no Estado.

“Desde que foi concebido, o projeto não ficou apenas no discurso, ações concretas levaram benefícios a todos e, principalmente ao meio ambiente. Estamos fazendo o que nenhum outro país até hoje fez: unir empresas para disseminar a conscientização ambiental promovendo a inclusão das comunidades que, antes à margem do processo, passam a ter papel fundamental na preservação das áreas e ainda recebem financeiramente por isso. Considero um sucesso que pode ser exemplo e replicado aos quatro cantos do planeta”, enfatizou.

Em 2011, o projeto Verde Rio iniciará a etapa Teles Pires, que contará com a parceria da Eletrobrás. Durante o evento, o Instituto e a empresa assinaram Termo de Cooperação para recuperação das áreas degradas do rio. “A empresa apoiará diretamente o cadastramento socioeconômico e ambiental das propriedades do Teles Pires, os levantamentos fitossociológicos e de nível de degradação de APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a produção das primeiras 100 mil mudas que serão distribuídas nos municípios de Sinop, Sorriso e Itaúba”, explica o superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges.

Já a assinatura de parceria com a Agecopa, também ocorrida durante o evento, contempla o apoio da Agência na execução conjunta de ações que visam a recuperação da APPs localizadas às margens do rio Cuiabá e a promoção de atividades que busquem informar a comunidade, em geral, da importância da preservação daqueles espaços territoriais.

Após a cerimônia das parcerias ocorreu o lançamento do site da plataforma (PNBSA), que reunirá notícias do mercado de negócios de bens e serviços ambientais, compra e venda, as metodologias utilizadas, dentre outras ferramentas. Na página online, os prestadores de serviços também poderão registrar os créditos e os débitos ambientais, podendo qualquer instituição ou empresa realizar seu próprio inventário de emissões de carbono.



Além dos presidentes do Sistema Fiemt e do Instituto Ação Verde, o ‘2011 com muito mais Ação’ contou também com as presenças do secretário Estadual de Apoio e Acompanhamento das Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão de Arruda Filho, do diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos, da promotora de Meio Ambiente representante do Ministério Público, Ana Luiza Pertelini, do deputado estadual Dilceu Dal Bosco, da subgerente da Divisão de Projetos Socioambientais da Eletrobrás, Leila Gomes, do consultor da PNBSA, Eder Zanetti, diretores do Sistema Fiemt, representantes das comunidades ribeirinhas homenageadas e sociedade em geral.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet