Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

federal e estadual

Bancadas federal e estadual apoiam novo código florestal

Bancadas federal e estadual apoiam novo código florestal
As bancadas estadual e federal mato-grossense compareceram em peso à mobilização do setor rural em Brasília, nesta terça-feira (5), para pedir mudanças no código florestal, cujo projeto está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. O evento reuniu mais de 20 mil produtores rurais, sendo quase dois mil só de Mato Grosso.


Mestre de cerimônias do evento, o deputado federal Homero Pereira (PR/MT) parabenizou a participação de mais de 20 mil produtores rurais que promoveram uma manifestação pacífica em Brasília. “Este ato é uma injeção de ânimo na veia dos parlamentares. Quando nossos representados, os produtores rurais, quando ele vêm para Brasília para reivindicar alguma coisa, é porque a situação é muito grave”, destacou.

O deputado federal Neri Geller (PP/MT) defende o direito de produzir. “Sou gaúcho, vivo desde os 15 anos de idade em Mato Grosso. Fomos incentivados a ocupar aquela área, caso contrário perdíamos a posse. Hoje as regras mudaram e muitos de nós estamos em situação irregular. Queremos segurança para produzir”, alertou.

No entendimento do senador Jayme Campos (DEM/MT), o código florestal vai ser aprovado até junho deste ano com o apoio de toda a bancada federal de Mato Grosso.
“Este código que está em vigor hoje é totalmente incompatível com a produção rural.
Queremos uma regra que atenda as necessidades do produtor. Podem contar com o apoio da nossa bancada na Câmara e no Senado”, garantiu.

O senador Blairo Maggi (PR/MT) disse que quem milita na agricultura, seja pequeno, médio ou no grande produtor, será defendido pela bancada ruralista no Congresso Nacional. “Defenderemos nossos pontos de vista para alcançar o bem comum, sem posições radicais de ambos os lados, nem de ruralistas nem de ambientalistas. Estaremos firmes na defesa do setor”, destacou.

Ao defender também o fim do radicalismo no debate sobre o código florestal, o senador Pedro Taques (PDT/MT) disse que é preciso definir bem as regras do jogo para que o produtor tenha segurança jurídica para trabalhar. “Estamos preocupados com o código sem esquecermos que a ciência tem que dar a sua contribuição para afastar dúvidas e não criminalizar os produtores”, afirmou.

Também presente ao evento, o deputado Ságuas Moraes (PT/MT) defendeu regras claras para que os produtores rurais não sejam penalizados. “Esta mobilização é importante para mostrar que os pequenos produtores são os principais prejudicados pelos problemas na legislação ambiental. Vamos buscar o entendimento entre a produção sustentável e a manutenção do meio ambiente”, declarou.

O deputado Roberto Dorner (PP/MT) agradeceu a presença das comitivas de Mato Grosso e prometeu apoiar a aprovaçào do código florestal. "Queremos o código, vamos aprovar o código e apoiar a produção de alimentos no Brasil", vibrou.

Da Assembléia Legislativa, estiveram presentes Ezequiel Fonseca (PP), Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), Luciane Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Wagner Ramos (PR) e Zeca Viana (PDT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet