Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

HIDRELÉTRICA

Empresa chama atingidos por barragem e fala de indenização

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) realiza, nesta quinta-feira, às 18h, no auditório da Prefeitura de Colíder (650 km de Cuiabá), uma reunião pública com moradores das cidades do norte de Mato Grosso...

Foto: Reprodução

Barragem inundará áreas em 4 municípios

Barragem inundará áreas em 4 municípios

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) realiza, nesta quinta-feira, às 18h, no auditório da Prefeitura de Colíder (650 km de Cuiabá), uma reunião pública com moradores das cidades do norte de Mato Grosso situadas na região de influência da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Colíder - Nova Canaã do Norte, Itaúba, Cláudia e o município sede.


Na ocasião, representantes e técnicos da Copel farão uma exposição sobre o empreendimento, abordando o andamento da obra, o cronograma e os reflexos que a nova usina deverá exercer sobre a região de influência nos contextos social e ambiental, informa a assessoria.

A população interessada também receberá esclarecimentos a respeito dos processos de desapropriação e indenização das propriedades que serão diretamente atingidas com a formação do reservatório da hidrelétrica.

A construção está sendo iniciada, com previsão de entrada em funcionamento a partir de janeiro de 2015. A hidrelétrica será projetada para operar com 300 megawatts de potência e a central vai aproveitar o potencial energético do rio Teles Pires, demandando investimentos estimados em R$ 1,5 bilhão.

"A Copel pretende conduzir a construção da Usina Colíder seguindo os princípios éticos e de responsabilidade social ditados pelo compromisso que tem com a sustentabilidade", relata Paulo Sérgio Sena, gerente do departamento da Companhia responsável pela implantação da hidrelétrica. "Em busca desse objetivo, vamos agir com absoluta transparência, mantendo a população informada e esclarecendo as suas dúvidas".

Segundo Sena, as ações da Copel relacionadas à construção da UHE serão inspiradas nos mesmos preceitos de justiça e de respeito às pessoas e ao meio ambiente que fizeram da Companhia um modelo dentro do setor elétrico brasileiro. "Na sua história de 55 anos de existência, a Copel tem o privilégio de haver feito o primeiro estudo de impactos ambientais para uma obra de geração de energia elétrica no país - no caso, a Usina Ney Braga ou Segredo, em 1986", lembra Paulo Sérgio Sena.

Escritório

Para marcar de forma concreta sua chegada à região, a Copel está implantando um escritório administrativo em Colíder, que funcionará como unidade avançada da sua Diretoria de Engenharia. O escritório, localizado na Avenida Tancredo Neves, 610, no setor sul da cidade, será oficialmente inaugurado na metade de maio.

Lá estarão disponíveis informações sobre os processos de desapropriação, indenização, pagamento e desocupação das áreas necessárias à implantação da hidrelétrica, bem como orientações sobre a documentação necessária para o recebimento de valores.

Além disso, o escritório receberá currículos e cadastros de trabalhadores interessados em participar do empreendimento, atuando em conjunto com as empreiteiras contratadas para a execução do projeto, as prefeituras e o Sistema Nacional de Empregos - Sine. Por meio do escritório, a Copel também receberá eventuais reclamações e sugestões apresentadas pela população.

Aos que preferirem contatos por telefone, a Copel já colocou em operação um serviço com discagem direta gratuita - 0800 644 5445 - exclusivamente para tratar de assuntos relacionados com a construção da Usina Colíder.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet