Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Querência, em MT, deixa lista de maiores desmatadores da Amazônia

Foto: Divulgação

Querência, em MT, deixa lista de maiores desmatadores da Amazônia
Querência, no nordeste de Mato Grosso, foi tirada da lista de municípios que mais desmatam a Amazônia. A medida foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial.


A lista de 42 municípios foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente para que eles tenham prioridade nas ações de fiscalização da devastação e em programas de criação de alternativas para a população que vive da exploração ilegal da floresta.

Agora, Querência passa a ser considerada área com desmatamento monitorado e sob controle, junto com Paragominas (PA), que foi o primeiro a alcançar esse status.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Querência deverá receber incentivos econômicos e fiscais, programas e projetos voltados para seu desenvolvimento sustentável. Nos últimos dez anos, a localidade diminuiu de 477,1 km² em 2000 para 21 km² em 2010 a área desmatada.

Se Alta Floresta (MT) conseguir atingir o número de 80% de sua área com Cadastramento Ambiental Rural na Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, poderá se tornar o próximo município do estado a sair da lista dos maiores desmatadores, informa o MMA.

Veja a lista dos 41 municípios que mais desmatam a Amazônia, segundo o MMA

Amazonas: Lábrea
Mato Grosso: Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, São Félix do Araguaia, Vila Rica
Maranhão: Amarante do Maranhão
Pará: Altamira,Brasil Novo, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Machadinho D´Oeste, Nova Bandeirantes, Marabá, Nova Mamoré, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tailândia, Ulianópolis, Itupiranga
Rondônia: Pimenta Bueno, Porto Velho
Roraima: Mucajaí
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet