Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ANTECIPANDO A LEI

MT é o 2º estado que mais desmatou a Amazônia entre agosto e março

Mato Grosso contribuiu com 23% da área desmatada na Amazônia Legal entre agosto e março deste ano. Em segundo lugar, o Estado fica atrás somente atrás de Rondônia, que apresentou índice de desmatamento de 69%, o maior da na região. No Acre, o índice ficou em 4%. Pará e Roraima contribuíram com 2% cada.


As informações constam do relatório do Imazon, Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia publicado na última sexta-feira (29). De acordo com o relatório do Imazon, as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 299 quilômetros quadrados em março de 2011.

Embora o código florestal ainda não tenha sido aprovado na Câmara dos Deputados, o aumento no desmatamento é um indício claro de que alguns produtores rurais já estão promovendo o desmate de áreas de proteção permanente (APP) e de reserva legal (RL).

Em comparação com março de 2010, quando a degradação somou 220 quilômetros quadrados, houve aumento de 35%. A maioria (73%) dessa degradação ocorreu em Mato Grosso seguido de longe por Rondônia (27%).

Considerando os oito primeiros meses do calendário atual de desmatamento (agosto de 2010 a março de 2011), Mato Grosso lidera o ranking com 28% do total desmatado no período. Em seguida aparece Rondônia com 26%, Pará com 26% e Amazonas com 12%. Esses quatros estados foram responsáveis por 93% do desmatamento ocorrido na Amazônia Legal nesse período. O restante (7%) do desmatamento ocorreu no Acre e Roraima.

Em termos absolutos, Mato Grosso lidera o ranking do desmatamento acumulado com 263 quilômetros quadrados, seguido de perto por Rondônia (274 quilômetros quadrados), Pará (257 quilômetros quadrados), e Amazonas (120 quilômetros quadrados).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet