Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

esperteza punida

Oportunistas do desmatamento não vão ser perdoados, garante Ságuas

Único representante do partido do governo na bancada federal mato-grossense, o deputado Ságuas Moraes (PT) considera que é equívoco por parte de alguns proprietários de terras ter desmatado às pressas à espera de uma anistia que pudesse ocorrer com a aprovação do novo Código Florestal, em votaçào na Câmara Federal. Segundo ele, quem desmatou não vai obter anistia.


“Infelizmente essas pessoas que tomaram esta atitude serão penalizadas, pois o Código Florestal não vai anistiar quanto aos crimes cometidos. Fica parecendo que, desde que passaram a ter a certeza de que o código seria aprovado rapidamente, alguns produtores receberam informações equivocadas de que receberão anistia das multas. Isso não vai acontecer”, garantiu.

Na opinião do parlamentar, o produtor rural vai ter que perceber que o novo Código Florestal vai flexibilizar a produção em muitas questões, mas não será um código permissivo quanto ao desmatamento desenfreado.

“Reconheço que a atual legislação dificulta a vida dos produtores, desde pequenos a grandes, mas acredito que é uma legislação que vaia garantir o desenvolvimento de forma sustentada.

Os órgãos de proteção ambiental e os produtores rurais de Mato Grosso levaram um puxão de orelhas nesta semana da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, que classificou como atípico e contraditório o comportamento do desmatamento no Estado verificado pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O assunto gerou forte reação no governo do Estado, inclusive com manifestações por parte do secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, que chamou de “conta burra” de criminosos a matemática usada para a derrubada de mata virgem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet