Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NORTÃO

Ministra Isabela determina “força total” contra o desmate ilegal

Foto: Olhar Direto

Isabela e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso

Isabela e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso

A ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, determinou hoje, em Sinop, aos homens do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que atuem rigorosamente contra o desmatamento ilegal no Nortão do Estado. “É força total contra desmate ilegal”, falou os fiscais do instituto, em frente à sede do Ibama.


Teixeira informou que o governo federal vai atuar com uma ação dirigida para retirar maquinários que estejam cometendo desmate sem autorização dos órgãos estadual e federal. “Vamos trabalhar com monitoramento ‘online’ com o Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] de áreas embargadas, apreendendo inclusive gado que estiver sendo criado no local”, disse.

Outras ações apontadas por Isabela são o corte de crédito bancário para quem tiver área embargada e, reforço de fiscalização nas rodovias por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para coibir o transporte de produtos sem origem florestal. “Além disso, haverá intensa fiscalização em áreas indígenas e parques de preservação”, falou em entrevista.

A meta das ações – segundo ela – é chegar ao “desmatamento ilegal zero” até o final do ano, já que a presidente Dilma Roussef (PT) tem compromisso formal para “estancar” o desmate na região amazônica. “A ordem da presidente é cumprir a política nacional de clima e reduzir o desmatamento em 3.5 mil quilômetros quadrados e, isso, vai ser cumprido”, prometeu a ministra.

Isabela Teixeira está no Nortão acompanhada do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, do governador Silval Barbosa (PMDB) e do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, instalando um ‘gabinete de gestão integrada’ para combater o avanço do desmate – que em março e abril, em Mato Grosso, foi de aproximadamente 500 km².

O gabinete foi instalado em Sinop por este ser município polo, mas ele não está na lista dos que mais desmataram nos últimos meses. As ações vão se concentrar em Santa Carmem, Cláudia, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul, Itaúba, entre outros, que tiveram registros de crescimento na derrubada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet