Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Educação ambiental

Semana do Meio Ambiente inicia hoje com exposições de animais em praça

Em meio às discussões sobre o desmatamento, a Semana do Meio Ambiente terá como tema “Aquecimento Global, Mito ou Realidade?” e começa nesta segunda-feira (30), indo até o dia 6 de junho. Este ano o evento será espalhado pela cidade para ter um impacto maior na sociedade e atingir um maior público. Os locais são Praça Alencastro, no Horto Florestal Tote Garcia e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Antônio Cesário Neto.


Nesta segunda, durante a abertura do evento haverá doação de 500 mudas de plantas para a população, exposição sobre prevenção da dengue, exposição de animais sinantrópicos (são aquelas que vivem próximas às habitações humanas), exposição de animais taxidermizados (animais preservados para permitir que sejam conhecidos pelas pessoas), sensibilização às queimadas urbanas e blitz educativa, com distribuição de mil lixo-car. Estas ações são abertas na Praça Alencastro.

A programação conta com palestras educativas voltadas para alunos do ensino médio, universitários e profissionais da área. Para participar das palestras os alunos e as escolas precisam se inscrever pelo site da prefeitura www.cuiaba.mt.gov.br até o dia 1º de junho. As palestras serão realizadas nos dias 02 e 03, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, no Ceja Antônio Cesário Neto. O número de participantes é limitado, por isso a importância de se inscrever com antecedência.

Na terça-feira (31) a atividade será no Horto Florestal com a inauguração das placas informativas de árvores. As placas foram doadas pela Agroamazônia. No último dia de evento serão realizadas atividades voltadas a alunos, como pintura facial, teatro, trilhas e palestra.

O objetivo do evento, segundo o secretário do Meio Ambiente de Cuiabá, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, é estimular debates sobre a preservação do meio ambiente, entre estudantes, profissionais e ambientalistas. “A Smaaf vem trabalhando para sensibilizar a população quanto ao tratamento preventivo com as queimadas realizadas em terrenos baldios, fatores que propiciam a disseminação de queimadas urbanas. Esta é uma das ações que a Secretaria vem desenvolvendo em prol do meio ambiente”, observa o secretário.

O evento será realizado em parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Centro de Educação Ambiental (CEAM), CEJA Prof. Antônio Cesário Neto, Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFE), Defesa Civil Municipal, Agroamazônia, Bioterra, Rede Cemat e Empaer-MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet