Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Programação em Cuiabá marca semana de comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Reprodução

Programação em Cuiabá marca semana de comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado no próximo domingo (05.06), o Dia Mundial do Meio Ambiente é mais uma oportunidade para discutir assuntos importantes e orientar a sociedade sobre os prejuízos imensuráveis causados pela poluição do ar, solo e da água, além do desmatamento e das queimadas. Em Cuiabá, diversas programações promovidas pelo Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e instituições de ensino serão realizadas durante a semana em comemoração a data.


Criado em 1972 durante o encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente visa promover discussões sobre os assuntos ambientais. Desde então, eventos de conscientização são realizados no mundo todo.

Na Capital de Mato Grosso, não faltarão oportunidades de debater o meio ambiente durante a semana. Eventos nos Parque Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, no Horto Florestal e Rio Cuiabá, movimentam a cidade e focam para esta discussão de extrema importância.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), abre as programações da VII Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira (01.06), com o tema “Floresta e Clima – Pensando Além das Copas”. De acordo com a Secretaria, o evento tem o objetivo de incentivar e dar visibilidade as ações que priorizem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, além de mostrar à população que a exploração das matas, sem um manejo sustentável, pode causar uma série de prejuízos como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.

Confira os eventos que serão realizados em Cuiabá durante a semana:

31 de Maio – Horto Florestal: Inauguração das placas informativas de árvores.

1° de Junho – Salão Nobre Cloves Vettorato – Palácio Paiaguás: Abertura do evento com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB), apresentações culturais, conferências, mesa redonda sobre Mudanças Climáticas e lançamento do livro Sistemas de Gestão Ambiental nas Indústrias de Médio e Grande Porte do Estado de Mato Grosso.

2 de Junho – Parque Massairo Okamura: Palestra Floresta um bem comum - Sociedade, Cultura e Conflito; palestra Impactos Ambientais e os problemas de saúde na modernidade; exposição de banners e apresentações culturais.

Parque Mãe Bonifácia: Fórum dos Projetos do Vale do Rio Cuiabá com intercâmbio de experiências.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural: Curso de capacitação em temática Florestal para técnicos da Sema.

Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá: Capacitação para profissionais da educação municipal da Capital.

Colégio Cesário Neto: Palestras e mini-cursos voltados para alunos de ensino médio e superior.

3 de Junho – Parque Estadual Mãe Bonifácia: Apresentações culturais; oficina “Floresta em pé dá frutos”; oficina biojóias; experiências de escolas em educação ambiental, horto na janela e diversas exposições.

Secretaria Estadual de Educação: Programação voltada para estudantes, e professores do ensino básico do Estado.

Câmara Municipal de Cuiabá: Audiência pública a partir das 8h30 no Plenário das Deliberações, na sede do legislativo municipal para tratar sobre propostas de melhorias no saneamento básico e seu impacto no meio ambiente.

Sesc Balneário – Palestras sobre “Manejo de RPPN´s e sobre “Vegetação de Mato Grosso, situação atual, principais problemas e soluções à conservação”. Na parte da tarde, será discutido o tema “Aves de Mato Grosso, problemas e soluções para a sua conservação”.

Colégio Cesário Neto: Palestras e mini-cursos voltados para alunos de ensino médio e superior.

Escola Estadual João Brienne – Cerca de 80 estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Cuiabá (UNIC) irão arborizar a escola.

4 de Junho - Sesc Balneário - Palestras voltadas para o tema saneamento e preservação ambiental. No período matutino os temas serão sobre “a situação do uso da água em MT”; “Resíduos sólidos em Mato Grosso: os problemas e as soluções possíveis” e “Usinas Hidrelétricas e PCH´s: o contexto de Mato Grosso”. Encerrando o ciclo de palestras, haverá, na parte da tarde, palestras sobre “Peixes: o estado da conservação dentro do estado de Mato Grosso”, “Anfíbios e répteis de MT: diversidade e principais impactos” e “Mamíferos: impactos e conservação”.

5 de Junho – Rio Cuiabá: Programa de preservação ambiental, chamado Abrace o Rio Cuiabá, que chega a sua sétima edição, na ponte do Júlio Muller. No ano passado, o evento reuniu mais de 15 mil pessoas.

6 de Junho – Horto Florestal: Atividades voltadas à alunos, como pintura facial, teatro, trilhas e palestra.

Assembleia Legislativa: Exposição que apresentará para os servidores e visitantes, o histórico do programa e os trabalhos já realizados até o momento. O objetivo é deixar claro que é possível trabalhar a questão ambiental nas instituições.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet