Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

EM 30 DIAS

Ibama aplica R$ 35 mi em multas por crimes ambientais no Nortão de MT

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) aplicaram, em um mês de atuação no extremo Norte de Mato Grosso, R$ 35 milhões em multas por crimes ambientais detectados na região, além de apreenderem cerca de 1,4 mil m³ de madeira em toras, dez caminhões e dois tratores de esteiras flagrados destruindo a floresta, revelou hoje, o coordenador da Operação Guardiões da Amazônia, Luciano Guerra Cotta.


Segundo Cotta, os agentes federais flagraram aproximadamente sete mil hectares de áreas de florestas desmatadas ilegalmente, nos municípios de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Itauba, Ipiranga do Norte, Matupá, Tabaporã e Marcelândia. Duas áreas de extração ilegal foram encontradas, autuadas e embargadas.

“A madeira encontrada nessas áreas, bem como a abandonada em vias públicas, está sendo doada a prefeituras da região, para serem utilizadas em obras em prol da população”, diz o coordenador.

Além de verificar os indicativos de desmatamentos apontados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os servidores estão atuando contra a exploração ilegal de madeira e o transporte de produtos florestais sem documentação.

As equipes, durante as vistorias dos indicativos do Deter, também estão encontrando, autuando e embargando desmatamentos recentes, que ainda não foram apontados nos indicativos do Deter, informa a assessoria do órgão.

Uma das táticas da operação do Ibama, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Exército é descapitalizar quem comete desmatamento sem autorização. “A apreensão dos bens envolvidos nos ilícitos ambientais, como os caminhões que transportam madeira ilegal e tratores, é fundamental dentro da estratégia para combater o desmatamento”, aponta Luciano Guerra Cotta.
Foto: Ascom. Christian Dietrich
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet