Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Rally Berohokã vai plantar quase 2 mil árvores para compensar emissão de carbono

01 Set 2011 - 18:00

Da Assessoria/ Black & White Comunicação

Foto: Foto:Black & White Comunicação

Rally Berohokã vai plantar quase 2 mil árvores para compensar emissão de carbono
Todo carbono que for emitido na atmosfera em decorrência do 3º Rally Berohokã e da 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA será reposto ao meio ambiente. A previsão dos organizadores é de que aproximadamente 1,9 mil árvores sejam plantadas antes, durante e depois da competição que começa nesta terça-feira (6) em Primavera do Leste (MT) e que termina no sábado (10) em Goiânia (GO).


Os primeiros plantios começam na segunda-feira (5) em Primavera do Leste. Segundo um dos membros da equipe do Rally Verde, Roniclei Resende, serão plantadas 100 mudas de árvores num espaço que vai ganhar o nome de Bosque Berohokã.

“Vamos começar com o plantio antecipado dessas 100 mudas e, durante o Rally Berohokã, vamos plantar mudas, numa ação simbólica, em algumas cidades por onde a equipe do Rally Verde esteve neste ano. Terminada a competição, vamos fazer o restante do plantio que calculamos faltar para neutralizarmos as emissões de CO² na atmosfera.”, afirmou Resente.

Outro membro do Rally Verde, Rubens Jacarandá, explicou que o cálculo de 1,9 mil árvores foi feito baseado nas atuais tabelas disponíveis na internet, mas acrescentou que a medição do carbono compensado vai ser feita pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Brasil Essencial.

“Esse cálculo de 1,9 mil árvores que fizemos é extraoficial, mas o pessoal da Essencial Brasil, que é nosso convidado e parceiro nessa questão, vai fazer o levantamento exato de carbono que os carros de competidores, de apoio, motos e helicópteros vão emitir na atmosfera e vamos fazer a compensação que for preciso para recebermos a certificação da Oscip”, destacou.

O plantio será feito com árvores nativas do cerrado. Em Primavera do Leste, foi feita uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para plantar mudas de Aroeira, Angico, Jatobá, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e outras essências florestais, todas produzidas no viveiro municipal.

“Essas mudas vão ser a semente inicial de um futuro bosque que será construído em Primavera do Leste. O plantio vai ser feito por crianças que estão envolvidas com o projeto ambiental do Berohokã e por autoridades do município”, explicou o diretor-geral do Rally Berohokã, Luiz Jacarandá.

Além do plantio de árvores para compensar a emissão de carbono, o Rally Berohokã desenvolve ações ambientais fora do período de competição. Neste ano a equipe de educação ambiental já passou por municípios ribeirinhos aplicando atividades que chamam a atenção para a necessidade de preservação do Berohokã (O Grande Rio, na língua da etnia Karajá). As ações vão continuar após o rally.


O Rally Berohokã é o maior do Brasil em regularidade. Serão 1,8 mil quilômetros de trilha saindo de Primavera do Leste (MT), pernoitando em Jataí (GO), Barra do Garças (MT), Cidade de Goiás (GO) e chegando em Goiânia.

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.rallyberohoka.com.br ou pelo telefone 65 3052-1032. As dúvidas podem ser tiradas pelo Serviço de Atendimento ao Competidor (SAC) no email sac@rallyberohoka.com.br.

O 3º Rally Berohokã e a 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA são organizados pela Araguaia Adventure com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) e Federação Mato-grossense de Automobilismo (Femtau).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet