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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Dia da Amazônia, alerta para o Brasil

Dois dias antes de outra importante data do calendário nacional, o dia 05 de setembro traz a reflexão sobre a importância de se preservar e desenvolver a Amazônia.O dia 05 de setembro, bem próximo à comemoração da independência do Brasil, foi instituído o Dia da Amazônia.

Dois dias antes de outra importante data do calendário nacional, o dia 05 de setembro traz a reflexão sobre a importância de se preservar e desenvolver a Amazônia.


O dia 05 de setembro, bem próximo à comemoração da independência do Brasil, foi instituído o Dia da Amazônia. A data reforça o quanto o equilíbrio ambiental do país e do mundo dependem dessa região que ocupa metade do território brasileiro e parte da América do Sul. Reconhecendo a importância desse ecossistema para o país e o mundo, a Natura lançou em julho deste ano o Programa Amazônia para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região amazônica e fazer dela uma referência internacional em pesquisa e tecnologia aplicada ao uso de produtos e serviços da sociobiodiversidade local.

Há doze anos, a Natura tomou uma das mais importantes decisões de sua história ao incorporar ativos da biodiversidade brasileira na fabricação de seus produtos, unindo ciência e conhecimento tradicional de comunidades agroextrativistas, com geração de oportunidades de trabalho e renda para centenas de famílias.

A grande riqueza da biodiversidade Amazônica estimulou a empresa a desenvolver uma estratégia de pesquisa e desenvolvimento na região amazônica, resultando em um grande número de produtos disponíveis em seu portfólio. Reconhecendo a importância desse ecossistema para o país e o mundo, bem como para o desenvolvimento de uma nova plataforma de negócios no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPP&C), a Natura elegeu a região mais rica em biodiversidade do mundo como um dos territórios prioritários para sua expansão futura.

“A experiência que acumulamos ao longo de mais de uma década de trabalho e pesquisa nessa região única, nos colocou diante de uma certeza: a de que é possível utilizar as riquezas da Amazônia em harmonia com a natureza, dentro de um modelo sustentável que se opõe ao sistema exploratório e devastador que tem colocado em risco a existência da maior floresta do mundo”, afirma Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura.

A atuação do Programa Amazônia é direcionada por três frentes de trabalho:

Ciência, Inovação e Tecnologia: responsável pelo desenvolvimento de novas pesquisasna Amazônia e sobre a região, apoio ao empreendedorismo e pelo estímulo à fixação de pesquisadores e cientistas locais em seu local de origem. Seguindo o modelo que a Natura possui hoje, de parceria com Universidades brasileiras e instituições de pesquisa internacionais, o Programa criará uma rede que ligará todos esses profissionais a partir da criação de um centro de conhecimento em Manaus, capital do Amazonas.

Cadeias produtivas e sustentáveis : tem o desafio de potencializar as cadeias proutivas de insumos da biodioversidade local, por meio das inovações trazidas pela frente de C, T&I, e estimular o desenvolvimento e o crescimento das comunidades que atuam com a Natura. Esta frente também tem a missão de implementar uma nova fábrica no Pará, que terá o sabonete como produto final.

Fortalecimento Institucional: dará suporte à implantação das frentes de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Cadeias Produtivas Sustentáveis. Com a frente de Fortalecimento Institucional, a Natura quer participar ativamente na construção de propostas de desenvolvimento para a região, juntamente com governos, comunidades, ONGs, meio acadêmico e outros atores da sociedade civil.

“Acreditamos que a busca pelas transformações no atual modelo de negócios passa pela mobilização da sociedade e de sua capacidade para desenvolver novas propostas e soluções. Nesse sentido, a Natura enxerga o investimento em pesquisa e inovação como uma das principais iniciativas capazes de mudar a realidade da Amazônia e tornar a região um grande pólo mundial de tecnologia e negócios sustentáveis”, explica Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da marca.
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