Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Para evitar fome, FAO lança aliança contra degradação dos solos

Foto: (Foto: Simon Maina/AFP)

Moradores caminham perto de animais mortos em Athibohol, noroeste de Nairóbi, no Quênia. País localizado no Chifre da África sobre com grave período de seca

Moradores caminham perto de animais mortos em Athibohol, noroeste de Nairóbi, no Quênia. País localizado no Chifre da África sobre com grave período de seca

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou nesta quarta-feira (7) uma Aliança mundial para os solos, no intuito de evitar a degradação e possíveis ameaças à segurança alimentar do planeta.


De acordo com o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, “o solo é um componente essencial dos sistemas de produção e dos ecossistemas terrestres”.

Durante encontro realizado em Roma, na Itália, Diouf ressaltou que a chamada "Aliança Mundial dos solos para a segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas” vai oferecer soluções e técnicas de proteção e gestão, ajudando a mobilizar recursos e competências para programas.

Dados da FAO apontam que somente na África, 6,3 milhões de hectares de terras agrícolas deterioradas perderam sua fertilidade e devem ser regeneradas para satisfazer a demanda por alimentos de uma população que pode dobrar de tamanho nos próximos 40 anos.

A crise atual no Chifre da África se deve a políticas e práticas inadequadas de gestão dos solos e da água, que se agregam aos problemas de segurança e governança, segundo a ONU.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet