Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

local inadequado

Frascos de óleo são descartados em área de preservação ambiental em MS

Cerca de 150 embalagens de óleo foram encontradas em uma área de preservação ambiental em Ladário, cidade a 435 quilômetros de Campo Grande. A Polícia Militar Ambiental deve...

Cerca de 150 embalagens de óleo foram encontradas em uma área de preservação ambiental em Ladário, cidade a 435 quilômetros de Campo Grande. A Polícia Militar Ambiental deve autuar em R$ 50 mil os responsáveis pelo crime ambiental.


Os frascos estavam às margens da estrada que dá acesso à região da Codrasa. A área fica próxima de um local que compreende uma reserva ecológica em uma região de turismo, bem perto do rio Paraguai. Para o comandante da PMA, major César Freitas, a ação coloca em risco o meio ambiente. "Estamos estudando a possibilidade de ter havido dano à área de preservação ambiental. Se houve realmente, a multa será agravada", disse.

Junto às embalagens, foram encontrados cupons fiscais e outros documentos de um posto de combustível da cidade. O proprietário foi notificado pela polícia ambiental e disse que vai recorrer. Ele afirmou que guarda os frascos usados e os cupons fiscais antigos, e que as embalagens encontradas na estrada não foram descartadas pela empresa. "A gente não tem troca de óleo aqui no posto e só vende avulso. Então não tem por que aquele óleo de lá ser usado aqui no posto", afirma o proprietário Sandro Sadeq Ramunieh.

Além dos frascos havia latas de material inflamável e até um saco plástico com descarte hospitalar. Nas proximidades, um caminhão da prefeitura despeja entulho de construção e restos de podas de árvores.

A gerência de meio ambiente de Ladário justifica que a área acumulava água da chuva e precisava ser aterrado. O descarte do entulho seria uma forma de resolver o problema, mas o órgão reconhece que o local ainda não tem licença ambiental para funcionar como aterro. "Não tendo uma área específica, começamos a colocar ali, mas somente entulho e restos de poda de árvores”, disse a gerente Lígia Lopes Teixeira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet