Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Palestras sobre Meio Ambiente abrem lançamento da ‘Semana Nacional da Ciência e Tecnologia’

Palestras sobre o Meio Ambiente darão o tom do lançamento da ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ em Mato Grosso. O evento, que será realizado às 8h30 de amanhã (14), irá apresentar à sociedade e ao meio estudantil quais serão as atrações da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ação a ser realizada em todo o País em outubro.


No lançamento da Semana, marcado para ocorrer em Cuiabá, no auditório Milton Figueredo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, está confirmada a participação de deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, professores e alunos, além do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e do secretário adjunto, Adriano Breunig.

No ato, organizado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) - por meio da Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação - serão realizadas duas palestras. Uma a ser ministrada pelo diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de Mato Grossoo (ICET/UFMT), Edinaldo de Castro, com o tema ‘Mercúrio em áreas alagadas de Mato Grosso- Pantanal e Manso’. E a outra a ser executada pelo doutor em Engenharia Elétrica e pesquisador Geraldo Diniz, que irá abordar ‘As Ciências Naturais e a sua contribuição para o estudo das mudanças climáticas”.

8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrerá entre os dias 17 a 21 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com a superintendente de de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec, Bernadete Ribeiro, o tema principal da 8ª Semana será “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

Ela explica que o evento além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em Mato Grosso, servirá para estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

“As atividades serão realizadas com linguagem acessível e lúdica, com o objetivo de divulgar a ciência de forma descontraída para atrair alunos e professores de diversos níveis de escolaridade”, destaca Bernadete Ribeiro, lembrando que os professores do Ensino Fundamental e Médio são fundamentais para a divulgação e popularização da ciência.

Entre os objetivos do evento estão o de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A 8ª Semana pretende também, chamar a atenção para a importância da área de pesquisa para a sociedade e para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. “A comunidade em geral precisa conhecer o que está existindo, atualmente, sobre pesquisa no tocante à temática e incentivar os estudos e ingresso na vida acadêmica,”, concluiu Bernadete.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet