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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Técnica no preparo do solo permite que piso absorva excesso de água

Quando o tempo está fechado, chuvoso, o problema é que água e asfalto não combinam. O Bom Dia Brasil descobriu uma novidade que pode ajudar no combate aos alagamentos.

Quando o tempo está fechado, chuvoso, o problema é que água e asfalto não combinam. O Bom Dia Brasil descobriu uma novidade que pode ajudar no combate aos alagamentos. É um piso permeável, que absorve a água rapidamente. É uma técnica simples, oferecida pelos fabricantes de cimento para qualquer construtora e pode reduzir os alagamentos nas grandes cidades durante o período da chuva.


É só jogar um pouco de água no asfalto para ver que ela fica acumulada. Já no estacionamento de um shopping em construção em Barueri, na Grande São Paulo, por mais que se jogue água, nenhuma poça é formada. A ideia é espalhar a técnica por outras cidades e evitar um transtorno comum nos grandes centros.

Nos dias de chuva forte, a esperança é que esse tipo de piso consiga evitar os alagamentos. O que o diferencia dos demais é que ele absorve água e de uma maneira muito rápida. O segredo está no preparo do solo. São três camadas de pedras de vários tamanhos. Os blocos de concreto ganharam saliências arredondadas. Elas impedem que os blocos se unam totalmente, formando pequenas frestas. É por ali que a água escorre.

“Só para se ter uma ideia, cada metro quadrado consegue absorver um litro de água por segundo”, calcula o engenheiro Cláudio Oliveira Silva.

O chamado pavimento permeável retém menos calor. Com um termômetro digital, a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil mediu a temperatura: a dele ficou em 31°C, enquanto a do asfalto estava em 38°C.

A redução do calor nas cidades pode ser determinante para diminuir os temporais. Mas, ao contrário do asfalto, esse tipo de piso não suporta o peso de caminhões e ônibus no dia a dia.

“Ele pode ser implantado em pátios de escolas, shoppings, indústrias e condomínios residenciais, além de vias com trafego leve”, afirma o engenheiro Nilton Nazar.
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