Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Questão ambiental

Resíduos sólidos são o grande problema para Mato Grosso

Foto: Reprodução

Resíduos sólidos são o grande problema para Mato Grosso
Os secretários de Meio Ambiente do Estado, Vicente Falcão, e municipal de Cuiabá, Eldo Gatass, avaliam que o grande problema ambiental hoje nas cidades de Mato Grosso é a questão dos resíduos sólidos.


Eles estiveram em Brasília nesta semana em busca de recursos no Ministério do Meio Ambiente (MMA) para projetos de reciclagem e para um novo local de destinação de resíduos sólidos de Cuiabá, que irá beneficiar toda a Baixada Cuiabana. A informação foi dada ao Olhar Direto, em Brasília, pelos comandantes das pastas ambientais.

“Isso é problema grave que extrapola as funções dos municípios. E o Estado pode proativamente participar dos projetos ambientais voltados aos municípios”, ressalta Falcão.

Para Gatass, os lixões de Mato Grosso estão saturados pelo volume de lixo que a população produz diariamente, e sem a reciclagem em níveis elevados. Segundo ele, a produção de resíduos sólidos em Cuiabá chega à média de 500 toneladas por dia.

“O pessoal joga muito lixo nas ruas, como restos de materiais de construção, geladeiras velhas, sofá entre outros. O que a gente tem, hoje, é a destinação de 500 toneladas de lixo por dia. É muito lixo”, avalia.

O secretário municipal destaca ainda que a situação dos resíduos sólidos em Cuiabá está muito atrasada em relação, por exemplo, a outras capitais do país. Esta questão dos lixos é considerada um gargalo por grande parte dos secretários ambientais.

Já para Vicente Falcão os resíduos sólidos são uma questão de governança para 2012, quando municípios e Estado terão que se alinhar para achar uma solução em conjunto.

“Não vai ser fácil, será um grande desafio para 2012 a questão do resíduo sólido”, destacou o secretário estadual a reportagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet