Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Presidente da Chevron pede ‘desculpas’ por vazamento

O presidente da petroleira norte-americana Chevron, George Buck, iniciou seu depoimento nesta quinta-feira (23) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara com um pedido de “desculpas” ao povo brasileiro e ao governo pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos.


“Peço sinceras desculpas à população brasileira e ao governo brasileiro. Peço também desculpas por não me expressar em português. [...] Esperamos continuar sendo parceiros do Brasil para fazer jus ao destino do país de se tornar superpotência”, disse.

Buck afirmou que a prioridade da empresa Chevron ao detectar o vazamento de óleo foi proteger os profissionais que trabalhavam na plataforma e evitar prejuízos ao meio-ambiente.

“Assim que entendemos que havia um incidente, eu estabeleci as prioridades para a nossa atuação. A primeira prioridade foi proteger as pessoas dentro e em torno da operação para que ninguém sofresse ferimentos. Minha segunda prioridade foi proteger o meio-ambiente”, disse.

O executivo ressaltou que a extração de óleo onde houve o vazamento foi interrompida em quatro dias. “A terceira foi interromper a produção da fonte com a maior rapidez e eficiência. Nós o fizemos em quatro dias. A outra prioridade foi controlar a mancha na superfície do mar. Estamos cientes da gravidade da situação e assumimos responsabilidade”, disse.

Buck afirmou que a Chevron vai investigar o vazamento e divulgar os resultados. “Vamos investigar esse incidente, vamos compartilhar esses resultados com o povo brasileiro para assegurar que isso não se repita aqui nem em qualquer outro lugar do mundo”, disse. Ele voltou a dizer que a perfuração Campo de Frade foi mais profundo do que deveria.

"O equipamento e o pessoal da Transocean [empresa que atua junto à Chevron na extração de petróleo] agiu de forma perfeita [no controle imediato do vazamento]", disse.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet