Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

FISCALIZAÇÃO

Para conter desmatamento Força Nacional permanece em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Para conter desmatamento Força Nacional permanece em Mato Grosso
O Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Amazonas e Acre para combater o desmatamento ilegal na região amazônica. A permanência da Força foi solicitada pela Polícia Federal para apoiar a "Operação Defesa da Vida".


Os militares da Força Nacional já atuam há cerca de seis meses em solo mato-grossense. Os militares foram enviados para o Nortão de Mato Grosso após a visita da ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, ao município de Sinop, durante o mês de maio. Naquela oportunidade, ela informou que o governo federal usaria todos os mecanismos possíveis para diminuir o desmate sem autorização.

A Força Nacional está operando de forma planejada com a Polícia Federal. De acordo com fontes de Olhar Direto, eles ficam conhecendo qual ação tática será feita somente no dia da operação. “Às vezes somos acordados às 2h da manhã para ir fiscalizar desmatamentos aqui na região de Sinop, Juína, Alta Floresta e todo o Nortão do Estado. Só sabemos como será a ação momentos antes de sair do acampamento”, informou.

Junto com a Força Nacional, a operação “Defesa da Vida” também contou com apoio logístico do Exército Brasileiro, que empregou soldados para recolher maquinários apreendidos em flagrante cometendo crimes ambientais. Soldados de batalhões de Mato Grosso do Sul foram deslocados para a região amazônica para dar sustentação à fiscalização ambiental.

Desde maio, mais de cem carretas e caminhões, tratores de esteira e de pneus foram apreendidos nas matas. Bitrens também foram flagrados nas rodovias pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando madeira com documentação irregular (como metragem e espécies diferentes das que constam em nota fiscal).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet