Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ONG quer monitorar poluição na China e publicar dados na internet

Na tentativa de driblar o bloqueio de informações do governo sobre os níveis de poluição atmosférica da China, moradores de Pequim começaram a usar dispositivos para tentar publicar na internet os dados referentes à quantidade de partículas poluidoras no ar.


O governo mantém em segredo todos os dados da capital chinesa. Entretanto, à medida que a cidade cresce, a população tem exigido o direito de saber se o município está poluído ou não.

“Se as pessoas sabem como está a situação do ar onde vivem, eles estão mais propensos a tomar medidas”, disse Wang Qiuxia, pesquisador e ambientalista da organização Green Beagle, que ensina aos moradores interessados a testar a poluição por meio de equipamentos produzidos localmente.

Frequentemente, uma névoa amarela encobre Pequim, o que deixa edifícios encobertos e as ruas pouco visíveis. Ainda assim, o índice oficial de qualidade do ar registra a poluição no status “leve”, uma leitura que está em desacordo com a experiência das pessoas.

A razão para a discrepância é que o índice oficial não inclui a quantidade de material particulado que está no ar, resultante da queima de combustíveis de veículos, usinas de energia e agricultura. Agências do governo não fizeram comentários a respeito.

A Ong Green Beagle tenta incentivar comunidades para comprar seus próprios equipamentos de medição, que custam em média US$ 5 mil. De acordo com a organização, postar os dados de poluição na internet não representa uma ilegalidade, mas sim um desafio ao governo chinês. No passado, caso isto acontecesse, as pessoas poderiam ser presas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet