Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

tempo virado

Previsão de chegada da seca com temperaturas mais altas no Estado

Mato Grosso viveu neste ano um período chuvoso atípico. As chuvas que ocorrem com mais intensidade entre novembro e o final de março foram mais esparsas. O nível dos rios, normalmente altos na época, ficaram bem abaixo de suas cotas de alerta. Salvo alguns temporais isolados, que provocaram alagamentos isolados em Cuiabá e Várzea Grande, não se registraram casos de pessoas que precisaram ser removidas de suas casas, ao contrário do que vem acontecendo hoje em Estados como Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão e, novamente, em parte de Santa Catarina.


Esste mês de maio pode trazer chuvas além do previsto no Estado. Mais adiante, em junho e julho, a umidade do ar pode ficar mais baixa que a média, assim como há previsão de dias mais frios em algumas regiões de Mato Grosso.

Com a pouca precipitação ocorrida este ano, a expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é que 2009 seja um ano com estiagem prolongada. Essa é a avaliação de Múcio Teixeira, analista técnico ambiental da SEMA e assessor especial da Defesa Civil.

Como o clima tem se comportado de maneira diferente do que era normal a previsão é que este mês  tenha chuvas acima do normal e chegada do período seco em junho com temperaturas acima da média na porção leste de Mato Grosso. Esses são os principais pontos da previsão climática para os próximos três meses em Mato Grosso, divulgada pelos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) na Reunião Climática da Amazônia.

Além das chuvas um pouco mais intensas do que o normal em maio, a previsão aponta o contrário para junho e julho: umidade abaixo do normal. Principalmente no sudeste, Leste e Nordeste de Mato Grosso, regiões mais próximas ao centro do país, haverá intensificação das massas de ar seco.

Este fenômeno que vêm sendo registrado há alguns anos e traz temperaturas acima da média para essa área. No Oeste e Sul de Mato Grosso há previsão de dias mais frios esse ano, com temperaturas abaixo da média para o período. O resultado são cerca de dois graus a menos na temperatura média. Principalmente à noite, moradores das cidades tradicionalmente mais frias do estado já podem preparar as roupas de inverno.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet