Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ativistas protestam na Rússia contra exploração de óleo e gás no Ártico

Ativistas se vestiram de ursos polares nesta terça-feira (17), em Moscou, na Rússia, para protestar contra planos de empresas europeias para explorar petróleo e gás na região do Ártico. A área é considerada a nova fronteira para obtenção de recursos naturais.


Policiais russos detiveram um dos manifestantes, que estava na porta do local onde ocorre uma conferência sobre o tema e que reúne representantes de vários países. O urso polar é uma das espécies ameaçadas de extinção devido ao aquecimento global e consequente degelo.

Cientistas afirmaram recentemente que devido ao retrocesso das calotas polares, novas linhas marítimas vão surgir nas próximas décadas, redesenhando rotas inéditas para o comércio global, e talvez geopolítica, para sempre.

Estudiosos apontam que neste verão no Hemisfério Norte (inverno no Hemisfério Sul) terá a maior movimentação humana no Ártico jamais vista. Entretanto, advertem especialistas, também aumenta o risco de um desastre ambiental, sem mencionar a atividade criminosa decorrente desde a pesca ilegal até o tráfico e terrorismo.

Tudo isso já preocupa países como Canadá e Noruega, que já equipam suas forças militares para defender suas fronteiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet