Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PF treina 120 homens para a Rio+20 durante 3 dias, sem cariocas saberem

O superintendente da Polícia Federal, Valmir de Oliveira, afirmou, nesta quarta-feira (30), no Batalhão de Choque da PM, no Centro, que nos últimos três dias foram realizadas simulações e treinamentos sem que a população carioca percebesse que havia um esquema especial de segurança na cidade. Para ele, o Rio está preparado para a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


“Em três dias de trabalho, com mais de 120 homens na rua, agimos de forma discreta dentro da realidade e rotina da cidade. Não precisamos fechar ruas, nem alterar funcionamento da cidade como um todo”, disse o superintendente.

O treinamento foi feito para garantir a segurança na Rio+20, principalmente das autoridades que vão participar do evento, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, que acontece daqui a duas semanas.

Segundo a Polícia Federal, as ações tiveram como objetivo estabelecer um protocolo de atuação uniforme e coordenado entre os diversos setores e núcleos da PF, para situações de crise emergencial. Além disso, as simulações envolveram o controle migratório, a prisão de suspeitos em situação de crise, manobras táticas e operações antibombas.

Durante o treinamento, foi utilizado um robô para detectar e desarmar artefatos explosivos que pudessem colocar em risco a integridade de autoridades que vistarão a cidade.

A Polícia Federal informou que o treinamento foi executado em diversos pontos da cidade do Rio e contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Nos próximos meses, cinco exercícios similares serão realizados em cidades destacadas como potenciais sedes de grandes eventos.

Riocentro recebe últimos ajustes
O Riocentro, na Zona Oeste do Rio, passa por obras que vão desde a parte estrutural à elétrica para a Rio+20. O local foi aberto, também nesta quarta, pela primeira vez à imprensa pelo comitê de organização do encontro. O trabalho nos pavilhões segue em ritmo acelerado e a previsão é que tudo esteja pronto no dia 13 de junho, data marcada para iniciar a cúpula da ONU
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet