Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Livro sobre o monitoramento e mapeamento dos Ninhais do Pantanal é lançado durante abertura da Semana do Meio Ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou oficialmente durante a solenidade de abertura das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, realizada nesta terça-feira (05.06), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o livro “Ninhais do Pantanal Mato-grossense – Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas”. A publicação é o resultado de cinco anos de monitoramento e mapeamento dos ninhais no Pantanal Mato-grossense, um trabalho desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade da Sema, publicado com a parceria da Estância Ecológica Sesc Pantanal.


O trabalho é realizado em seis municípios da região, desde setembro de 2006, visando conhecer a distribuição dos ninhais no Pantanal, identificar as atividades que podem comprometer a reprodução das aves para que possam ser adotadas medidas de proteção e conservação dessas áreas. Além disso, está sendo produzido um material científico, informativo e educativo, que irá auxiliar na gestão de várias atividades na região em especial no ordenamento turístico.

“O Guia traz informações sobre a caracterização e a importância dos ninhais para o homem e o meio ambiente, a biologia, reprodução e identificação das aves aquáticas e recomendações específicas para o turista, guias, empresas, fazendeiros e outras organizações, com o objetivo de orientar essas pessoas em relação às ações de conservação, com ideias simples que podem contribuir para a proteção dessas áreas”, explicou o médico veterinário e analista ambiental da Sema, Marcos Roberto Ferramosca.

“Ninhais do Pantanal Mato-grossense – Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas” possui 68 páginas. O texto é de Marcos Roberto Ferramosca Cardoso, com fotos do fotógrafo Marcos Vergueiro e de técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.

O livro tem projeto gráfico de Rosalina Taques (DoceDesign) e foi produzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Estância Ecológica Sesc Pantanal.

Para saber mais sobre a publicação e os Ninhais do Pantanal Mato-grossense, o Guia foi disponibilizado no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br, no link Destaques/VIII Semana do Meio Ambiente. Os interessados também podem acessar a publicação no link da Biodiversidade/Fauna e Recursos Pesqueiros/Publicações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet