Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ministra diz que novo Código Florestal concilia o ambiental e o social

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a proposta do governo para o código florestal concilia o ambiental com o social. Izabella destacou que, após os vetos determinados pela presidente Dilma Rousseff, a medida provisória enditada para compensar e adequar o texto aos interesses do governo determina recuperação de áreas agrícolas já desmatadas. No entanto, essas recuperações serão feitas em áreas devidamente estudadas.


'Interessa ao governo que todos estejam regularizados do ponto de vista ambiental. Não nos interessa ter gente excluída do ponto de vista legal', disse a ministra, depois de participar de um debate sobre produção e consumo sustentáveis, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Segundo Izabella, alguns produtores rurais mais antigos, que já ocupam áreas devastadas há muito tempo, precisam receber orientação de como produzir de forma mais sustentável e não serem despejados.

'Tenho que dar um jeito para que eles [produtores rurais antigos] produzam com sustentabilidade', disse a ministra. 'E não ficar achando que todo mundo está em uma situação de quem acabou de provocar um desmatamento ilegal'.

A ministra afirmou que o código florestal 'não tem nada a ver com a Rio+20', que tem início na quarta-feira. Segundo ela, há desinformação dos países, sociedades e pessoas no exterior que questionaram a reformulação do Código Florestal. 'Nós estamos buscando alternativas sobre um passado. Para frente, o código está mantido com o que ele tinha', completou a ministra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet