Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Projeto Vagão Ambiental atende mais de 500 pessoas em Mato Grosso

A passagem do Vagão Ambiental por Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto América Latina Logística (ALL) de Educação e Cultura, deixou um saldo de mais de 500 atendimentos. ...

A passagem do Vagão Ambiental por Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto América Latina Logística (ALL) de Educação e Cultura, deixou um saldo de mais de 500 atendimentos. A realização do projeto na primeira quinzena de junho foi cercada de surpresas. A primeira delas foi a participação de um grupo de 30 alunos e 10 professores do município de Araguainha quando na sua realização em Alto Araguaia e a outra foi o envolvimento de um grupo 12 pessoas do Grupo Conviver da Terceira Idade do município de Itiquira.


A proposta do projeto Vagão Ambiental é falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica. A grande aposta é fazer com que as crianças tenham uma experiência inesquecível: ter lições dentro de um vagão que se transforma em sala de aula. E foi isso que aconteceu em Alto Araguaia. Realizado no período de 01 a 06 de junho, sob a coordenação do Comitê de Gente e Gestão do Terminal de Alto Araguaia e pela Unidade de Produção do Centro-Oeste (UP-CO), o projeto atendeu cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

De Alto Araguaia, o vagão seguiu para Itiquira, município que recebeu a terceira estação ferroviária da ALL em Mato Grosso. As atividades foram realizadas de 13 a 15 de junho com 334 pessoas atendidas, com destaque para as escolas Municipal Anfilófio de Souza Campos, José Rodrigues, Escola Estadual Dom Aquino Correa e do Grupo Conviver da Terceira Idade, que levou 12 membros para participar das atividades. “Envolvimento e participação foram determinantes. Tivemos também que ir à escola para ministrar palestra de tão envolvente que foi o vagão. Foram duas turmas do terceiro ano.Também tivemos a grata surpresa que as professoras vão desenvolver um projeto semelhante junto com a escola. Tanto os alunos quanto o grupo da terceira idade foram muito participativos e conscientes. Os alunos até antecipavam o que poderia e o que não pode ser feito com o lixo. Foi empolgante”, disse Cristiano Roberto Bezerra, instrutor do Vagão Ambiental.

A responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Projeto de Expansão Malha Norte da ALL, Maysa Moraes de Freitas, lembrou não só do envolvimento dos alunos, mas destacou a participação inédita do grupo da terceira idade. “Puderam brincar na sala dos sentidos e se divertiram bastante. Alguns dos idosos que participaram nunca tinham visto um vagão de perto e se mostraram muito satisfeitos com a experiência e já falam inclusive em voltar ao terminal”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet