Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Operação dá continuidade à remoção de pragas de árvores, em Manaus

ntes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) deram início, na manhã deste sábado (28), à retirada das ervas-de-passarinho presentes nas mangueiras existentes no entorno do terminal de ônibus localizado na Avenida Constantino Nery, Centro, Zona Sul de Manaus. De acordo com a Semmas, a operação pretende salvar cerca de 50 árvores,espalhadas pelo Centro de Manaus, que apresentam a infestação do parasita.


O mesmo trabalho já foi realizado anteriormente nas ruas Costa Azevedo, 24 de Maio e Monsenhor Coutinho. Na manhã deste sábado, cinco espécimes já foram livradas da praga. Mais cinco árvores serão desinfetadas na próxima semana. Segundo informações da Semmas, o trabalho fica ainda mais difícil, pois, além das árvores serem de grande porte, elas estão situadas dentro do terminal entre os quiosques do local.

Erva-de-passarinho pode causar a morte de árvores, como a mangueira (Foto: Divulgação/Semmas)

Para evitar acidentes foi necessário fazer a interdição de uma das faixas do terminal, sentido Centro-Bairro. Doze fiscais de transporte da SMTU foram deslocados para o local a fim de orientar os usuários dos ônibus sobre a mudança provisória do local dos pontos de parada. Todas as linhas que passam pelo local fizeram parada na via paralela ao terminal, gerando retenção no trânsito na área.

Segundo a Semmas, o trabalho de manejo da praga continuará sendo feito sempre aos sábados por conta da redução do fluxo de veículos nas vias centrais. Para o engenheiro florestal Moacir Muniz, “é de fundamental importância dar continuidade a essa ação para que o parasita não volte a reincidir e as árvores possam sobreviver”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet