Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

contribuição

Autorizada construção de mais duas PCHs em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Autorizada construção de mais duas PCHs em Mato Grosso
Está autorizadas a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas com projetos (PCHs) designados para os municípios de Diamantino (201 km de Cuiabá) e São José do Rio Claro (313 km de Cuiabá). A consistência do projeto havia sido questionada no início do ano, mas posteriormente considerada minuciosa no estudo de impacto e aprovada.

 
Carro é roubado em frente à Câmara Municipal de Cuiabá agora de manhã
Guilherme Maluf busca apoio de Aécio e da cúpula nacional tucana

Os planos são referentes as centrais de Siracusa e Jacutinga, com capacidade de produção de 19,7 megawats e 23,7 megawats de energia cada uma respectivamente. A construção visa dar uma maior estabilidade energética no entorno da área e contribuição para industrialização das cidades que cercam as hidrelétricas.

A área de drenagem de ambas foi divulgada como 2.770 km², e capacidade de engulimento de 50 metros cúbicos, de acordo com projeto apresentado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Ambos os projetos são idealizações da empresa Empreendimentos Energéticos do Centro Oeste (Eecos).

Ao todo, as construções dos postos devem também gerar 800 empregos diretos, além de números indiretos que ainda não foram contabilizados.

PCHs no estado

As pequenas centrais hidrelétricas são uma alternativa de produção de energia e são consideradas de menor impacto ambiental, entretanto, são apontadas como prejudiciais a rios que tornam pequenos municípios, dependentes da economia direta gerada pelos leitos.

Por esse possível fator, a instalação das medidas são alvos de debates na exploração e investigadas. É determinado assim, na tentativa de causar menor arrisco potência máxima de 30 megawatts/hora e área alegada inferior a 3 km².

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet