Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

CBIE indica risco de racionamento de gás natural no início de 2013

Depois da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), agora foi a vez do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) alertar para um risco de racionamento de gás natural no início de 2013. Segundo a consultoria, o risco se deve ao deslocamento da oferta do energético das indústrias para as termelétricas, que terão que operar continuamente, para preservar os estoques de água nos reservatórios hidrelétricos, que estão no pior nível dos últimos dez anos.


'Se chover pouco e, como a Petrobras está com dificuldade de comprar GNL (gás natural liquefeito), temos um risco de racionamento de gás em janeiro e fevereiro. Esse é o risco mais imediato', afirmou o diretor do CBIE Adriano Pires ao ValorPRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

Segundo uma fonte, a Petrobras orientou os consumidores industriais a reduzir o consumo de gás natural nas próximas duas semanas devido ao atraso na chegada de navios que transportam GNL importado pela estatal. Ela acrescenta que a decisão da Petrobras está 'de acordo com os preceitos legais' e prevista em contrato.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), em outubro (último dado disponível) o consumo de gás natural no país atingiu o recorde de 68,2 milhões de metros cúbicos/dia, com alta de 36,6% em relação a igual período do ano passado.

Do total consumido em outubro deste ano, 25 milhões de m³/dia foram utilizados para geração de energia elétrica. O volume é levemente inferior ao montante consumido pelas indústrias, 29 milhões de m³/dia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet