Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

"Desafios Sustentáveis" é trabalhado ambientalmente

Desafios Sustentáveis foi o tema central trabalhado durante o decorrer da Semana Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia do Município de Cuiabá, com o intuito de que Cuiabá chegue aos 300 anos de forma sustentável.Conforme o prefeito da Capital de Mato Grosso tem sublinhado, “Cuiabá é considerada a Cidade Verde de Mato Grosso, terra de muitas tradições e de um povo aconchegante, pródiga em belezas irradiantes”. Esse foi o cenário da grande mobilização popular e de órgãos institucionais em prol da Semana Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorações centralizadas na área urbana de Cuiabá.


Coube à Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), realizar entre os dias 03 a 07 de Junho de 2009 a Semana com o tema "Desafios Sustentáveis, Cuiabá
Rumo aos 300 Anos".

O Horto Florestal "Tote Garcia" se transformou em palco de diversas atividades, com alunos de instituições públicas e privadas de Cuiabá. Também encampou a abertura do evento no dia (03/06), com apresentações culturais como siriri, cururu e rasqueado Cuiabano, apresentados pela EE. Santos Dumont e pela EMEB Ana Penha Fialho, da comunidade rural do Coxipó do Ouro.

A mesa redonda foi mediada pelos professores mestres
Archimedes Pereira Lima Neto (Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e pelo Professor Juan Maro Kersul de Carvalho (Professor da Universidade de Cuiabá UNIC) e Abel Nascimento (Coordenador da Educação Ambiental CEAM).

O evento foi prestigiado por 1.800 alunos que estudam nas instituições próximas ao Horto Florestal "Tote Garcia". Além das atividades no Horto, aconteceram ainda Blitz Ecológicas nas praças centrais de Cuiabá e nos três shoppings da Capital, com grande mobilização no dia 05 de junho, exatamente no Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, quando o Parque Municipal Antônio Pires, o Morro da Luz, reuniu mais de 1.700 pessoas, simbolizando o Abraço ao Morro da Luz com
o objetivo e resgatar o Morro.

Na oportunidade, o Secretário de Meio Ambiente de Cuiabá lançou o Projeto de Cara Limpa em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. A meta é trabalhar com as pessoas que utilizam essa Unidade de Conservação), explica Archimedes:

"Além de resgatar o Morro da Luz queremos também resgatar as pessoas que vivem no mundo das drogas" ressalta o titular da Pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá. Para Renner Benevides (Presidente do GFFEA e Coordenador da Semana do Meio Ambiente), "essas ações são de suma importância para o município de Cuiabá. É dessa maneira que seus habitantes vão entender o valor que o Morro da Luz representa pra a Capital. Porque, além de dispor de uma grande diversidade entre flora e fauna, o Morro pode oferecer às famílias cuiabanas e matogrossenses momentos de descanso e de lazer, como acontecia há alguns anos atrás".

Na opinião do secretário Archimedes, com a realização da Semana Internacional de Meio Ambiente Cuiabá foi contemplada como cidade sede da Copa de 2014, a Copa do Pantanal: “Já estamos trabalhando para que possamos superar desafios diversos, a exemplo do aquecimento global, lixo, efeito estufa, entre outros desafios. Em 90 dias de gestão já conseguimos realizar grande mobilização ambiental. Isto induz os demais municípios do Estado a adotarem um novo pensamento a respeito do Meio Ambiente e de sua preservação”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet