Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Chegada do inverno leva chuvas ao Sul, Norte e Nordeste do país, prevê instituto

A chegada do inverno na madrugada de amanhã (21) anuncia expectativa de chuvas para a região Sul do país, que vem sofrendo com a seca desde o início do verão. O mesmo deve ocorrer na região leste do Nordeste, entre as capitais Natal (RN) e Salvador (BA).


Segundo o meteorologista José Fernando Pesquero, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as águas do oceano Atlântico estão entre 0,5ºC e 1,5ºC mais quentes este ano do que nas últimas três décadas, o que contribui para o aumento da evaporação e a formação de nuvens na região leste do Nordeste e extremo norte do Norte.

No Sul, a explicação dada pelo meteorologista para a maior probabilidade de chuvas são os sintomas de que o evento climático El Niño volte a ocorrer este ano. Ele é registrado, em média, a cada sete anos e, geralmente, altera a temperatura de superfície das águas do oceano Pacífico, deixando-as mais quentes e contribuindo para o aumento da evaporação na região Sul. Pesquero, porém, faz uma ressalva. Segundo ele, como as terras estão secas no Sul, os benefícios da chuva que pode ocorrer no inverno podem demorar mais de dois meses para acontecer.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a situação não muda em relação aos invernos anteriores, de acordo com Pesquero. Os dias tendem a ser ensolarados e mais quentes e, à noite, as temperaturas caem. As variações só ocorrem de forma menos brusca nas regiões mais próximas ao litoral, onde a umidade trazida pelo oceano Atlântico garante mais constância de chuvas e temperatura.

"Nesta época do ano, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Então, tudo o que a gente ganha em calor pela radiação do sol, a gente perde rapidamente à noite", explica o meteorologista.

O tempo seco, típico de inverno, com índices de umidade inferiores a 30%, também devem ocorrer nas regiões sudeste e centro oeste, considerado estado de atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Temperatura

Nas capitais do Norte e Nordeste, as temperaturas no próximo trimestre devem ficar em torno de 30ºC. No Sudeste, as temperaturas médias devem variar entre 12ºC e 14ºC nos dias mais frios e entre 24ºC e 26ºC nos dias mais quentes.

Para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão varia um pouco. Fica entre 16ºC e 28ºC. Na capital mineira, Belo Horizonte, em decorrência da altitude, as mínimas devem ser de 10ºC e as máximas de 26ºC. No Sul, os termômetros devem marcar entre 10ºC e 22ºC na região de Porto Alegre (RS), entre 14ºC e 22ºC na região de Florianópolis (SC), e entre 8ºC e 12ºC em Curitiba (PR). Na serra catarinense, a previsão é que as mínimas sejam inferiores a 6ºC, na média.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet