Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Governo prioriza ações preventivas e de capacitação para enfrentar período proibitivo das queimadas

Mato Grosso realiza curso para piloto, com de combater as queimadas utilizando o espaço aéreo. O evento foi realizado entre os dias 13 e 17 deste mês, na Estância Santa Rita, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá. O projeto teve início no ano passado e agora, o Governo do Estado quer consolidar esta realidade. Por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vem investindo nesta técnica para o combate de incêndio em todo o Estado.


Desde janeiro deste ano o Governo vem trabalhando nas questões preventivas em contato com as prefeituras. As ações de caráter preventivo visam combater as queimadas urbanas e orientar a população quanto aos cuidados diários, de forma a manter uma reeducação ambiental e não agredir o Meio Ambiente, afirmou o superintendente de Defesa Civil, major BM Agnaldo Pereira.

Em relação às ações a partir do espaço aéreo, o superintendente disse que é necessário ter experiência para combater o incêndio florestal. “Não basta ser apenas piloto, o curso é como se fosse uma especialização. A partir daí, o piloto poderá atuar no combate de incêndios florestais”, salientou. O curso é uma medida preventiva e uma busca para evitar que os focos de queimada, que porventura vierem a ocorrer no período critico da seca, atinjam os parques florestais ou que possam minimizar os danos nesse caso.

O período proibitivo para fazer queimadas vai do dia 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogado, caso o clima esteja com escassez de chuva e com a umidade relativa do ar baixa. A meta do Governo do Estado e da Sema é de que todo o Estado seja atendido por três principais bases, nas cidades de Cuiabá, Sinop e Água Boa. Estas cidades terão o papel de atender todo o Estado de Mato Grosso. A ação de prevenção do Governo tem por objetivo atender a todos os municípios do Estado que tenham históricos de queimadas.

As palestras ministradas durante o curso para pilotos foram proferidas por professores renomados na área da aviação, visando trazer informações que pudessem contribuir na formação dos profissionais que estarão envolvidos no combate às queimadas. “Para evitar que a floresta seja alvo de destruição através das queimadas é necessário que haja equipes preparadas em terra e no ar. E para desempenhar estes serviços é preciso que haja investimento, técnica e preparação”, destacou o superintendente da Defesa Civil.

Major BM Aguinaldo Pereira falou também dos testes com o produto Lisete-F em canaviais e em matas mostrando bastante eficácia. Na verdade, o Lisete-F, da empresa Rio Sagrado, é testado no Estado desde o ano passado. O produto funciona como um bloqueador de fogo. O Lisete-F, um pó, é utilizado misturado em água e aplicado ao redor do fogo. No entanto, este método só é indicado para as propriedades rurais, explica a analista de Meio Ambiente Alice Marques da Silva.

"Assim como na área rural, nas áreas urbanas a queima é proibida durante o ano todo. No caso da área urbana, a participação dos municípios nas ações preventivas e de fiscalização é fundamental", lembrou o superintendente ao comentar sobre a importância de cada cidadão não colocar fogo nos lixos domésticos, pois esta prática também é maléfica para o Meio Ambiente.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

A Sema tem um programa de divulgação da temática ambiental, cujo objetivo é realizar ações educativas de combate ao desmatamento e às queimadas. Esta tarefa é realizada por meio de campanhas preventivas feitas nos municípios do Estado. A escolha do município a ser visitado foi feita após a identificação do Comitê do Fogo dentre aqueles que mais queimaram em anos anteriores a 2009.

“Esta ação vem sendo desenvolvida diretamente com a Defesa Civil do Estado, tanto internamente como externamente (palestras). A equipe da educação ambiental já esteve presente nos municípios de Marcelândia, Vera, Feliz Natal, Confresa, Vila Rica, Várzea Grande, Nobres, Santo Antônio do Leverger e Nova Brasilândia. Este mês, a equipe da Superintendência de Educação Ambiental deve visitar o município de Gaúcha do Norte e no mês de julho, Nova Monte Verde, São Felix Araguaia, Luciara e Santa Terezinha”.

“Nestas palestras mostramos e enfatizamos a responsabilidade solidária dos municípios de estar ao lado dos órgãos ambientais estadual e federal, nas ações preventivas e de fiscalização não só das queimadas na zona rural, mas também em relação às queimadas nas áreas urbanas que tanto contribuem para o aumento da nossa poluição atmosférica”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental, Maricelma Mesquita de Castro Pinto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet