Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

regressão

Desmatamento continua caindo, mas em maio supera média

Dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base em levantamentos feitos por meio de satélites do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) apontam que em maio passado foram desmatados em Mato Grosso  61km², o que representa quase 50% da área desmatada na Amazônia Legal. O desmatamento na Amazônia Legal, por corte raso ou degradação progressiva, atingiu 123 km² em maio.



A devastação na Amazônia Legal superou a média mensal de 65,7 km² registrada no trimestre de fevereiro a abril, período que compreendeu o último levantamento divulgado pelo Inpe, quando a área desmatada foi de 197 km².

Segundo o Inpe, 62% da região permaneceu coberta pelas nuvens em maio, o que prejudicou a observação por meio das imagens de satélite. O levantamento mostra que do total desflorestado 61 km² estão em Mato Grosso, onde a melhor oportunidade de observação foi registrada no mês passado. Estados como o Amapá, Pará, Amazonas e Acre não puderam ser monitorados adequadamente, pois tiveram um alto índice de cobertura de nuvens no período.

Segundo o órgão, os dados de desmatamento de fevereiro a abril foram reunidos em base trimestral para assegurar uma melhor amostragem e melhor representatividade espacial das análises, por causa do período chuvoso, em que as oportunidades de observação e monitoramento são menores em relação ao período seco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet