Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Câmara aprova criação de Estação Ecológica em Arenápolis

A presidenta da Câmara Municipal de Arenápolis, vereadora Noêmia Maria de Souza (PT), apresentou projeto de lei nª 004/2013, que foi aprovado por unanimidade no plenário da casa, criando e instituindo a Estação Ecológica na margem esquerda do Rio Areia, numa extensão de 1.100 metros, numa área pertencente a Escola Municipal Agrícola “prefeito Duílio Ribeiro Braga”. Ao todo a área terá 35 hectares, e será destinada a realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, proteção ao meio ambiente e ao desenvolvimento da educação conservacionista.


De acordo com o projeto aprovado, a área pertencente a Estação Ecológica será destinada, em caráter permanente à preservação integral da biota, podendo, mediante autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serem realizadas pesquisas ecológicas que não venham acarretar modificações no ambiente natural.

O projeto foi bastante elogiado pelos vereadores, que enalteceram a preocupação com a proteção do meio ambiente por parte da vereadora Noêmia Maria, que tem sido intransigente defensora da natureza, principalmente da Agenda 21, que considera de fundamental importância para a sociedade.

O vereador Silas Gomes Pinheiro chegou a classificar que desde o inicio desta legislatura, este é o melhor projeto discutido e aprovado no plenário da casa, e elogiou a iniciativa da colega de parlamento.

A Chefe do Poder Legislativo justificou sua proposição na necessidade de o poder público tomar as medidas necessárias de garantir a recuperação da mata ciliar dentro de seus limites geográficos, principalmente esta indicada no projeto, que foi degradada pela ação do homem através da exploração do garimpo de diamante ate a década de 90. A área possui importância ímpar na história do município, uma vez que emprestou seu nome ao da cidade.

Ela fez questão de lembrar que essa preocupação foi alvo de ação no mandato do então prefeito Duílio Ribeiro Braga, que promoveu uma recuperação parcial da mata ciliar do Rio Areia, trabalho não continuado por outras gestões.

“A criação da Estação Ecológica naquela área tão degradada é de suma relevância, uma vez que contribui para manutenção do curso natural do rio, conservando a biodiversidade e permitindo a restauração da mata já derrubada, protegendo assim o solo e os animais que lá habitam” defendeu a vereadora.

O projeto segue agora para sanção do prefeito municipal, que após publica-la terá dias para averbar a ressalva na matricula da área pertencente a administração municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet